terça-feira, 31 de julho de 2007

Bicheiro garante que pagou despesas de Renan Calheiros

A situação do presidente do Senado, Renan Calheiros, deve se complicar bastante com a denúncia de que teve sua campanha eleitoral de 1994 financiada pelo bicheiro Plínio Batista, que comandou o jogo ilegal em Maceió e Murici, do fim dos anos 90 até 2002. Batista, que é acusado de vários crimes e assassinatos, alega estar sendo ameaçado de morte por Calheiros. Por saber muita coisa do passado do senador, ele teme pela própria vida. Por isso escreveu uma carta e gravou uma declaração atribuindo a responsabilidade a Calheiros, caso algo aconteça com ele.

“Qualquer coisa que acontecer comigo, um acidente de trânsito, um assassinato, o responsável é o senador Renan Calheiros. Eu o responsabilizo pelas denúncias que eu estou fazendo, pelas provas que eu tenho, por tudo que eu tenho contra ele. Já estou sendo seguido há uma semana”, disse Batista ao jornalista Expedito Filho, de “O Estado de S. Paulo”, que descobriu a história em Maceió, Alagoas.

O jornal publicou extensa reportagem sobre o assunto na semana passada. É mais uma denúncia que comprova que Renan Calheiros é um senador com história. Quanto mais se investiga sua vida, mais se encontra.

O bicheiro afirmou ao “Estado” que, além de cheques, tem fotografias e fitas de vídeos que mostram que o clã Calheiros mantinha relação próxima com ele. O jornalista informou que recebeu cópias de cheques assinados por Remi Calheiros, irmão do senador e na época prefeito de Murici. Os cheques são datados dos anos de 1996, 1998 e 2000.

A intimidade revelada pelo bicheiro Plínio Batista com o político Renan Calheiros é espantosa. O bicheiro afirma que chegou a pagar despesas pessoais do presidente do Senado. “Era só o Renan dar a ordem que eu fazia. Ele e os irmãos foram todos financiados pelo jogo do bicho”, disse ao “O Estado de S. Paulo”.

Batista garante que teve intimidade com o senador até mesmo quando este era ministro do governo de Fernando Henrique Cardoso. Renan Calheiros foi ministro da Justiça de abril de 1998 a janeiro de 1999. O bicheiro disse que participou da cerimônia de posse no Ministério da Justiça.

“O ministro da Justiça não tinha qualquer constrangimento em receber um bicheiro”, contou Batista ao “O Estado de S. Paulo”. A intimidade, segundo ele, dava espaço para piadinhas da parte do então Ministro da Justiça Renan Calheiros. “Como vai o nosso zoológico”, costumava perguntar Calheiros.

Na volta do recesso, o presidente do Senado tem mais esta história para explicar ao país. E isso nos remete à uma declaração sua publicada no “Jornal do Senado” no início da crise. “Não conquistei a Presidência do Senado por acaso. Tenho uma história, tenho uma biografia”, dizia Renan Calheiros.

Não deixa de ser verdade. E que biografia impressionante.
.......................
POR José Pires

Um comentário:

Anônimo disse...

bom comeco