terça-feira, 24 de julho de 2007

Ex-chefe de Polícia de Garotinho pode ser cassado

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) apresenta nesta terça-feira ao Conselho de Ética da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) uma representação pedindo a cassação do deputado estadual Álvaro Lins (PMDB). O PSOL entende que Lins teria ferido princípios éticos ao oferecer, em troca de votos, vagas a um grupo de excedentes do concurso de investigadores da Polícia Civil.

A representação do PSOL surge depois do deputado estadual Álvaro Lins haver sido indiciado pela Polícia Federal por crime eleitoral. A PF concluiu que o ex-chefe de Polícia Civil teria beneficiado um grupo formado por cerca de 300 excedentes do concurso, em troca de votos nas últimas eleições. Cada um dos aprovados teria se comprometido a conseguir 50 votos para o deputado.

No mesmo inquérito, a PF indiciou os ex-governadores Rosinha e Anthony Garotinho e o deputado federal Geraldo Roberto Siqueira, o Geraldo Pudim (PMDB-RJ). “Pelas investigações da Polícia Federal, a ação do deputado estadual aconteceu durante e após as eleições, quando Álvaro Lins já havia sido eleito. Para o PSOL, fica claro que não foi apenas uma promessa de votos, mas a efetiva compra de votos”, disse o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) ao jornal “O Globo” de hoje. A votação da cassação será pelo voto secreto.

Os tropeços de Lins com a lei não são de agora. O envolvimento do deputado Lins com bicheiros, segundo a revista “Veja”, já era denunciado em 1994, quando ele era tenente da PM. Naquele ano seu nome foi encontrado numa lista de pagamentos apreendida na casa do bicheiro carioca Castor de Andrade.

Já em dezembro de 2006, investigações da PF o apontavam como chefe de um esquema de proteção aos bicheiros do Rio de Janeiro. Uma reportagem da revista “Época”, naquele ano, afirmava que desde que se fala sobre "banda podre" da polícia daquele estado, Lins era o mais alto oficial envolvido em graves denúncias de corrupção.

“Para muitos”, dizia a reportagem, Lins “é o símbolo maior de como a corrupção policial está intrinsecamente ligada à espiral de violência que vitima cidadãos inocentes e danifica a imagem do Rio, deixando na população um sentimento de impotência”.

O ex-chefe de Polícia Civil do governo Garotinho é um exemplo marcante das relações diretas que a corrupção vem estabelecendo com a contravenção e o crime no Brasil e também do uso de prerrogativas do Legislativo para fugir da Justiça. A eleição para deputado estadual livrou Lins da prisão quando a Polícia Federal deflagrou duas operações contra a banda podre da polícia do Rio em dezembro de 2006. Eleito deputado estadual com 108 mil votos, ele escudou-se no direito ao foro privilegiado para não ser preso.

A relação direta entre a corrupção e o crime organizado é um dos elementos mais preocupantes do colapso ético em nossa política. Um dos vínculos mais fortes da corrupção está no envolvimento de policiais com a contravenção e o tráfico. “Não existe nenhuma boca de fumo no Rio que funcione sem, no mínimo, a vista grossa de um policial", disse à revista “Época” o ex-subsecretário de Segurança do Rio Luiz Eduardo Soares.

Os números de detenções no período em que o deputado Álvaro Lins foi chefe da Polícia Civil são bastante suspeitos. Pesquisas mostraram que desde 1999, primeiro ano do governo Garotinho, até o ano de 2005, no governo de sua mulher, Rosinha, caiu 98% o número de prisões de pessoas ligadas à contravenção. Nesta categoria se enquadra a máfia dos caça-níqueis, que até mesmo subornava juízes para obter sentenças favoráveis no Rio de Janeiro. A queda foi de 3.441 para 56 prisões.
.......................
POR José Pires

3 comentários:

Anônimo disse...

TAMBÉM OS SEM-TERRA PROTESTAM:
O Jornal On lIne Extra Alagoas publicou hoje a seguinte noticia:
"Sem-terra invadem fazenda em protesto contra os Calheiros
Cerca de 1.500 trabalhadores rurais invadiram no final da tarde de hoje a fazenda Boa Vista, do deputado federal Olavo Calheiros, para protestar contra a impunidade e o poderio da família do senador Renan, que manda e desmanda em Murici. Eles integram os movimentos MST, MLST, MTL e CPT, que se unirão a outros 2.500 trabalhadores sem-terra, que chegarão amanhã de várias partes de Alagoas".

Anônimo disse...

Do Portal G1:
Lula foge de vaias
"Palácio do Planalto ainda não remarcou a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva às capitais da região Sul para o lançamento do PAC do Saneamento Básico e da Habitação. O presidente já tem outros compromissos agendados até o dia 10 de agosto.
A visita do presidente à região Sul estava prevista para a semana anterior, mas foi cancelada após o acidente com o vôo 3054 da TAM no Aeroporto de Congonhas ocorrido na terça (17). Ao menos 199 pessoas morreram no desastre com ao avião, que havia partido de Porto Alegre.
Além disso, o presidente não vai participar do encerramento do Pan, no domingo (29). Na abertura do evento, Lula foi vaiado e não chegou a discursar. A assessoria da Presidência da República afirma que a participação de Lula no encerramento dos jogos nunca esteve prevista na agenda. "O Palácio do Planalto ainda não remarcou a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva às capitais da região Sul para o lançamento do PAC do Saneamento Básico e da Habitação. O presidente já tem outros compromissos agendados até o dia 10 de agosto.
A visita do presidente à região Sul estava prevista para a semana anterior, mas foi cancelada após o acidente com o vôo 3054 da TAM no Aeroporto de Congonhas ocorrido na terça (17). Ao menos 199 pessoas morreram no desastre com ao avião, que havia partido de Porto Alegre.
Além disso, o presidente não vai participar do encerramento do Pan, no domingo (29). Na abertura do evento, Lula foi vaiado e não chegou a discursar. A assessoria da Presidência da República afirma que a participação de Lula no encerramento dos jogos nunca esteve prevista na agenda.

Paulo Acquarole disse...

Gostaria de comentar minha impressão não sobre esta notícia em si, mais com relação a este maravilhoso movimento que estamos iniciando. Todas as notícias apresentadas são de fatos que realmente nos chocam e as criticas efetivamente merecidas, manter a população informada das falcatruas e desídia dos homens públicos certamente produzirá pessoas mais conscientes e mais preparadas para agir. Ocorre que podemos transformar esta idéia em apenas mais uma idéia, o excesso de temas a ser abordado, devido ao farto material que nossos governantes nos disponibilizam com sua incompetência, poderá sobrecarregar o movimento de notícias, informes e opiniões e isso diversos jornais pelo país já o fazem em suas colunas de leitores e ou opinião. Sob a justificativa de que muita coisa tem que ser mudada nada se muda. Reduzir a idade penal não é a solução e por isso não se meche no assunto. O volume de impostos é muito elevado e o mais simples é sonegarmos. Os direitos humanos dos criminosos, apenados e presos são evocados a todo instante porem o cidadão de bem sofre violências maiores a cada dia. Para se dar a volta ao mundo é necessário andar uma infinidade de quilômetros porem nos iniciamos esta jornada dando o primeiro passo de pouco menos de um metro. A soma de vários pequenos passos permitira a volta ao mundo e dentro deste espírito é que devemos coordenar as ações do Brasil Limpeza. Vamos provocar pequenas mudanças que tragam resultados pequenos porem imediatos, esta resposta rápida aliada à divulgação que nosso blog permite contagiará pessoas, grupos, cidades, regiões, estados e finalmente nossos país. Volto a parabenizar a idéia e o grupo idealizador, espero estar contribuindo para atingir a mudança desejada.
Paulo Maurício Acquarole
Proprietário Rural e
Representante Comercial
Londrina – Paraná