terça-feira, 31 de julho de 2007

Cassado o mandato do governador da Paraíba

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba cassou , nesta segunda-feira, 30, o mandato do governador Cássio Cunha Lima (PSDB), reeleito no ano passado. O processo, a pedido do Partido Comunista Brasileiro, foi por abuso de poder econômico.

Abuso de poder econômico, como lembra apropriadamente o blogueiro Josias de Souza, é um nome técnico para dizer que o político comprou parte de seus votos. No caso de Cunha Lima, que disputou a reeleição sem se desligar do cargo, a compra foi feita inclusive com dinheiro público: como governador, ele distribuiu 35 mil cheques pela Fundação de Ação Comunitária (FAC), do governo da Paraíba. A distribuição foi feita em plena campanha eleitoral.

Segundo o jornal “O Globo”, a defesa de Cunha Lima alega que a distribuição de cheques está relacionada a um programa existente no estado há muitos anos e que existe legislação prevendo essa movimentação financeira.

A votação do TRE paraibano foi de cinco votos a um e durou sete horas. O segundo colocado nas eleições de 2006, o adversário José Maranhão (PMDB), deve assumir o cargo.

O governador cassado evidentemente deve tentar de tudo para manter o cargo. E vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. Este é o momento apropriado para a Paraíba, estender para lá uma campanha como a do “Brasil Limpeza”, do Movimento Mãos Limpas Pelo Brasil. Para que o cassado não volte e para que as eleições na Paraíba não tenham como elemento definidor cheques assistenciais distribuídos pelo governo do Estado.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: