quinta-feira, 26 de julho de 2007

ENVIADO POR Lucinea Aparecida de Rezende

Ler para ser


A leitura de mundo precede, vem antes da leitura da palavra, escreveu o educador Paulo Freire. Lembrando o que disse o autor, tenho dedicado atenção especial à leitura do nosso mundo, dos acontecimentos que nos afetam, em especial no Brasil – nosso país.

As manchetes dos Jornais, TV, Internet, apresentam, fartamente, fatos que têm nos causado indignação, aflição e mal estar. Não se trata de uma leitura enriquecedora, prazerosa; a leitura possível deste estado de coisas é deprimente. Impactam-nos de maneira agressiva os fatos apresentados, os desmandos evidenciados pela insensatez e, não raro, por falta de caráter e ausência de cultivo dos valores universais daqueles que ocupam postos de liderança e muitas vezes são nossos representantes.

Afetam-nos a omissão de tantos frente ao que há por fazer, deve ser feito e como deve ser feito.
Faz-se presente a desfaçatez de tantos, que encastelados em redomas de compadrio, de negociatas, de falcatruas e mentiras deslavadas, nos afronta quotidianamente.

Isso tudo vem acontecendo porque, paralelamente, há uma outra grande omissão: a nossa, a dos cidadãos deste país. Somente na presença dela – da omissão - foi possível chegarmos a este estado de coisas. Assim, indignados no limite máximo, nós, cidadãos londrinenses, frente a este momento que nos constrange, assumimos a nossa parte! Iniciamos o movimento “Mãos Limpas Pelo Brasil”.

Estamos cobrando transparência, não-corrupção, dignidade!

Faça parte deste movimento! Cidadania plena, corrupção zero!

Ler para ser é isso! Ler, compreender e tomar posição frente ao que foi lido.
Vale a pena conferir!
.......................
ESTE TEXTO foi ao ar na Rádio Universidade Estadual de Londrina

Nenhum comentário: