terça-feira, 24 de julho de 2007

ENVIADO POR: Newton Moratto

Primeiro foi Londrina, agora é o Brasil! Pretensioso? Não. O Movimento “Pé Vermelho! Mãos Limpas” como é sabido, cumpriu decisivo papel pela cidade de Londrina na cassação do ex-prefeito Antonio Belinati. Agora, como no intervalo silencioso entre duas notas musicais, surge o Movimento Mãos Limpas pelo Brasil, cujo objetivo primordial é resgatar e criar o necessário espírito de cidadania, dentro do qual deve estar embutida a capacidade de se indignar contra a corrupção e os desvios éticos que estão sendo praticados contra toda a nação brasileira.

Alguém dúvida de que é possível? A população brasileira já deu demonstrações dessa possibilidade. O fim da ditadura militar, as diretas-já, o impedimento de Collor, são exemplos notáveis. O momento que o país atravessa exige esforço de igual natureza.

A quem resta a capacidade de se indignar e ainda tem esperança de que é possível mudar para melhor as instituições e as pessoas que as dirigem chegou a hora de se lançar à luta. Exigir dos governantes que cumpram o seu dever de adotar posturas em prol da nação — e não em proveito próprio — é um direito e uma obrigação de todo cidadão.

Aquele que é eleito pelo voto deve prestar contas ao eleitor. Deve haver rigor e vigilância coordenada nessa cobrança. Mais do que se lamentar é preciso trabalhar, participar, ir à luta cívica.

O Brasil tem uma cara. E não é cara de bobo. Estão pensando que tem. Mais uma vez estão equivocados, contudo é preciso que isso fique claro por meio da ação.
Esta luta não é um fim em si mesmo, mas é essencial para que se construa uma democracia plena, que por sua vez também é meio para o progresso individual e coletivo de toda a comunidade.

Agir em conjunto, de modo organizado, é a maneira pela qual a sociedade dispõe para exercer o seu papel fundamental na democracia, qual seja: cobrar aqueles a quem elegemos para que respeitem o estado de direito, as instituições, e o sacrifício de se pagar tributos — sem que retornem para a população em forma de benefícios para o seu desenvolvimento.

Não agir torna as lamúrias e reclamações sem efetividade e até mesmo ilegítimas. O que impede esta ação? Se é certo que a motivação está dentro de cada um, é certo também que a omissão tem um preço, e esse todos sabem qual é: é o Brasil que aí está.

.......................
POR Brasil Limpeza

4 comentários:

Anônimo disse...

O Moratto está certíssimo. Correto na lembrança do movimento “Pé Vermelho! Mãos Limpas”, mobilização da cidadania pela ética que tem uma valorosa marca na história de Londrina e do Brasil. E é também acertado seu chamamento às responsabilidades do brasileiro, que tem que reclamar sim, mas também agir.

E, para mim, a organização da justa indignação do brasileiro contra a corrupção será mais forte e objetiva se fizermos uma corrente da cidadania pela ética. Acima de partidos, crenças e ideologias. O que nos une são os fundamentos básicos morais, essenciais para a vida de cada um mas infelizmente em falta na política brasileira.

Anônimo disse...

Preciso conversar com o Brasil Limpeza, por favor, envie o seu e-mail para:lwbonow@yahoo.com.
Obrigado.

Anônimo disse...

Tem um blog chamado Roubômetro, que fez um levantamento qual o valor da Corrupção Periodo FHC e Lula.
http://roubometro.blogspot.com/

Anônimo disse...

bom comeco