terça-feira, 17 de julho de 2007

PF vai investigar documentos de Calheiros

Os integrantes da Mesa Diretora do Senado decidiram, por unanimidade, aceitar o pedido do Conselho de Ética e encaminhar para a Polícia Federal pedido para realização de nova perícia nos documentos do senador Renan Calheiros, presidente da Casa.

Calheiros é acusado de pagar com dinheiro da construtora Mendes Júnior despesas pessoais, como aluguel e pensão para a jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha. A Polícia Federal vai aprofundar as investigações em relação às transações de venda de gado apresentadas por Calheiros para justificar as despesas, pagas pelo lobista Cláudio Gontijo, da empreiteira.

Como estratégia para evitar manobras da Mesa Diretora a oposição havia decidido fazer vigília para garantir a reunião de hoje. A representação que levou ao processo que investiga Renan Calheiros é de autoria do PSOL.

Acolhida a solicitação, a Mesa agora encaminhará ao ministro da Justiça, Tarso Genro, para que se dê o cumprimento. Segundo o primeiro vice-presidente do Senado, Tião Vianna (PT-AC), no comando da Mesa Diretora no lugar de Calheiros, não houve alterações de perguntas feitas pelo Conselho de Ética à PF, como queria o advogado de Calheiros, que pretendia impedir uma investigação da PF para verificar se as transações com gado realmente ocorreram.

Em junho, logo depois da apresentação de notas de venda de gado pela defesa de Calheiros para o Conselho de Ética, uma equipe de reportagem da “TV Globo” foi à Alagoas e entrevistou os supostos compradores que teriam emitido as notas de compra e comprovou que nenhum deles tinha condições financeiras para fazer negócios daquele porte.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: