segunda-feira, 23 de julho de 2007

O vazio que choca os nossos corações

O Movimento Mãos Limpas Pelo Brasil acredita que o Brasil vive um colapso ético. O avanço da corrupção acabou por provocar uma falência moral que põe em risco a vida brasileira em todos os sentidos. Sofrem os seus efeitos deletérios o nosso sistema de saúde, a educação, a cultura, a nossa economia e a segurança dos cidadãos – sendo que neste último caso já vivemos uma realidade em que a coação física, com roubos, assaltos e mortes, infelizmente já começa a ser algo visto como normalidade.

A corrupção desmonta as engrenagens produtivas da Nação, afetando às famílias e dificultando tanto a vida do empresário quanto a do trabalhador. E esta desmoralização ética começa também a colocar em risco relações institucionais básicas, sem as quais é difícil manter um país estabilizado; hoje vemos muito desgastado o vínculo entre a população e as nossas lideranças. O cidadão sente cada vez mais longe de suas obrigações o judiciário, o legislativo e o executivo.

Recentes acontecimentos, porém, mostram que a situação se agrava, revelando que o colapso ético começa a criar também um vazio de liderança, afastando a população do Governo Federal e também dos demais representantes públicos. O colapso aparentemente se instala também entre as autoridades com a obrigação de mobilizar e administrar os anseios e necessidades do país.

Entre as várias manifestações deste vazio de liderança, destacamos a tragédia do avião da TAM, em São Paulo, onde morreram 205 pessoas. Este fato serve como exemplo não apenas por ser o mais recente, mas também pelo que envolve em gravidade e comoção, com as qualidades especiais advindas de uma situação em que é maior a necessidade de apoio técnico e moral às vítimas e à população que vive com temor e emoção tal drama.

Em qualquer outro país em que tivesse ocorrido tragédia de tal magnitude, teríamos de imediato a presença no local de praticamente todas as autoridades deste lugar hipotético. Não faltaria ali a presença do presidente da República, amparando os familiares, explicando causas e conseqüências e até mesmo chamando à responsabilidade seu próprio governo. Os cidadãos teriam ali também a presença de autoridades do Legislativo, tendo à frente seus presidentes. O do Senado certamente não faltaria com a sua obrigação.

Mas, no entanto, sente-se sempre a ausência das autoridades brasileiras quando a situação exige pronta resposta com responsabilidade, atenção e compromisso. O presidente da República teme que haja vaias onde existe apenas dor e desesperança. Outro que foge do povo é o presidente do Senado, autoridade da maior importância – quarto na linha sucessória, o senador Calheiros assumiu interinamente por duas vezes a Presidência da República em 2006.

O presidente do Senado Renan Calheiros sumiu de cena um dia depois da tragédia, após o recesso do Congresso Nacional que começou no dia 18 de julho. Os jornais ainda informam que a decisão do sumiço do presidente do Senado foi tomada em reunião no Palácio do Planalto e partiu de um conselho do presidente Lula. Vivemos a situação triste de um País em que os nossos representantes temem ser vistos em público

Outros sinais deste vazio de liderança, vieram também do Planalto, do janelão do Palácio, onde a TV Globo filmou dois assessores presidenciais fazendo gestos de conteúdo imoral e ofensivo enquanto assistiam na televisão uma reportagem sobre a tragédia do aeroporto de Congonhas.

Umas das pessoas que gesticula de modo ofensivo é o assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, que também é amigo do presidente Lula. Garcia é um dos últimos assessores com ligação histórica com Lula, que teve seu círculo político e pessoal mais próximo desmontado gradativamente pelos escândalos políticos que cercam o governo.

Garcia foi mantido no cargo, uma sinalização de apoio presidencial. Com isso os gestos flagrados pela janela do Palácio do Planalto adquirem um peso ainda maior. Mostram que vivemos um vazio de liderança. E revelam também um governo emaranhado em estranhas e supostas teorias conspiratórias e distanciado de seus deveres em relação ao País; um governo formado por pessoas que parecem desconhecer que certas situações exigem reações acima de ideologias, crenças ou partidos, mesmo porque envolvem obrigações de respeito à cidadania e até mesmo aos direitos básicos do ser humano.

Prepare antes o estômago e depois veja as cenas com o assessor de Lula no endereço http://br.youtube.com/watch?v=dai2DYOiu9U
.......................
POR José Pires

7 comentários:

Anônimo disse...

Vejam essa noticia:
O prefeito Paulo Homero da Costa Nanni, de Jaguariaíva, no Paraná, que responde a diversas ações por improbidade administrativa, deve ser mantido fora do cargo. O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, atendeu pedido do Ministério Público (MP) para suspender a decisão que o mantinha no cargo.
O juiz de Direito da comarca de Jaguariaíva deferiu nas ações pedido de afastamento feito pelo Ministério Público. Mas ele tem sido mantido no cargo até agora, graças a decisões tomadas em mandado de segurança e agravo de instrumento propostos pela defesa.
Para o ministro, o afastamento do prefeito de suas funções objetiva garantir o bom andamento da instrução processual na apuração das irregularidades apontadas.

Anônimo disse...

Será que Renan escapa?
O enriquecimento do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), será esquadrinhado pela Polícia Federal. Com todos os documentos em mãos, a PF fará, a partir de hoje, uma perícia nos documentos de defesa do presidente do Senado, que responde a processo por quebra de decoro no Conselho de Ética da Casa, sob a acusação de ter despesas pessoais pagas pelo lobista Cláudio Gontijo, da empreiteira Mendes Júnior. O laudo deve ser concluído em 20 dias.
Em frente pessoal...

Anônimo disse...

Reconheço como louvável a iniciativa desse grupo de cidadãos que criaram o site ou blog Brasil Limpeza ou Mãos Limpas. Considero também muito pertinentes as opiniões ali divulgadas. O efeito prático, no entanto, é muito limitado. A grande maioria da população não será alcançada ou, se alcançada, não entende o que está acontecendo. Se não me engano, pesquisas indicam que 74% da nossa população é composta de analfabetos funcionais. E eles é que elegem os nossos representantes. Esse quadro não se muda de uma hora para outra. Serão necessárias várias gerações (observe que é plural: gerações), ou seja séculos, para revertermos isso. Podem ter a certeza que, nas próximas eleições, todos políticos hoje denunciados ser reelegerão. Eu perdi a esperança.
EGON EUCLIDES HORST
egon.horst@uol.com.br

Anônimo disse...

Perca a esperança não Egon. Junte-se ao grupo exatamente para invertermos este estado de coisas. O trabalho de concientizar é de quem tem essa possibilidade de trazer novos rumos ao país. É difícil. É. Mas não quer dizer impossível. Vamos lutar.

Anônimo disse...

ABSURDO
Só 2% dos deputados têm 100% de presença
Dos 513, dez compareceram a todas as 71 sessões deliberativas do 1º semestre. Recesso parlamentar começou nesta quarta (18) e vai até o próximo dia 31
Menos de 2% dos deputados federais compareceram a todas as sessões deliberativas da Câmara no primeiro semestre do ano, segundo levantamento do site de notícias G1. Nesta quarta (18), começa o recesso parlamentar, que vai até o próximo dia 31.
Desde a posse, em 1º de fevereiro, até o início do recesso, houve 71 sessões deliberativas (quando há votações), segundo a Câmara dos Deputados. Somente dez deputados federais não faltaram a nenhuma dessas sessões, o equivalente a 1,95% dos 513 parlamentares da Casa.
Segundo o decreto legislativo nº 7, de 1995, os deputados federais têm desconto em seus vencimentos quando não justificam as ausências em sessões deliberativas, já que parte do subsídio varia de acordo com o comparecimento às sessões nas quais há votação.
Na última sessão deliberativa antes do recesso, nesta terça (17), 202 dos 513 parlamentares marcaram presença na Câmara. Sem o quórum mínimo para votações (257 deputados), deixaram de ser analisadas cinco medidas provisórias que estavam na pauta de votação.
Segundo o levantamento do G1, os parlamentares deixaram de justificar quase 35% das faltas no período. Da posse até o recesso parlamentar, foram registradas 4.940 faltas nos 71 dias com sessões deliberativas, mas 1.712 não foram justificadas pelos deputados.

Anônimo disse...

De acordo com e entendendo o manifesto de EGON:

Na passagem citada pelo Egon há o reflexo da desesperança de alcançarmos, vermos acontecer uma revolução nessa estrutura social. Realmente essa esperança é difícil de ter, ainda mais quando se passa dos 50. Mas algumas atitudes estão sendo tomadas, algumas resistências continuam a estourar aqui e alí, dando sinais à burguesia imperatriz que "os de baixo" estão querendo seu lugar devido.
Através de atitudes mais radicais ou mais centristas os excluídos vão tomando conta do que é seu por direito e de fato.

Manoel RC Paiva


"...EGON EUCLIDES HORST disse...
[... O efeito prático, no entanto, é muito limitado. A grande maioria da população não será alcançada ou, se alcançada, não entende o que está acontecendo. Se não me engano, pesquisas indicam que 74% da nossa população é composta de analfabetos funcionais. E eles é que elegem os nossos representantes. Esse quadro não se muda de uma hora para outra. Serão necessárias várias gerações ...]

Anônimo disse...

Solicito o envio do e-mail de contato do Movimento. Meu e-mail é lwbonow@yahoo.com.
Obrigado,
Luiz Bonow