quinta-feira, 19 de julho de 2007

Remanescentes do 'Mãos Limpas' também lançam movimento

Também hoje, um grupo de londrinenses composto por profissionais liberais, empresários e professores universitários lança o movimento batizado de ''Mãos Limpas pelo Brasil'', inspirado no grupo que, no final da década de 1990, denunciou a Prefeitura de Londrina como palco de casos de corrupção. Vários dos membros do movimento que será lançado hoje às 10 horas, no Hotel Cedro (Zona Oeste), inclusive, são remanescentes do extinto ''Pé Vermelho! Mãos Limpas!'', que apoiou, em junho de 2000, a cassação do então prefeito Antonio Belinati.

Dessa vez, o grupo quer organizar mobilizações de caráter mais amplo, uma vez que abrangem as esferas do poder municipal, estadual e federal na luta por mais ética na política. Segundo os organizadores, as primeiras ações em rua, marcadas para o próximo sábado de manhã - panfletagem no Calçadão de Londrina -, coincidem propositalmente com o recesso parlamentar: este, uma das bandeiras de luta contrária do movimento, que quer também o fim do foro privilegiado e da suplência.

''Não temos vínculo com entidades públicas ou privadas; o que queremos é reunir as pessoas indignadas com esse estado de corrupção a que o país chegou e, em manifestação, cobrar dos políticos que eles cumpram suas obrigações - pelo menos no que diz respeito às questões morais básicas'', explicou o jornalista e artista gráfico José Pires, um dos integrantes da mobilização.

De acordo com Pires, ''só com a sociedade civil, cobrando seus representantes para que não haja impunidade'', é que um ''mal maior'' seria evitado. ''Porque a corrupção acaba financiando o crime organizado, de uma forma ou de outra'', justificou.

Também integrante, o funcionário público aposentado Adoniro Prieto Mathias defende que o cidadão participe da causa. ''A ousadia do político corrupto só não é maior que a covardia da sociedade. Isso é muito ruim, precisamos espernear mais'', recomendou.

Janaina Garcia
Reportagem Local
.......................
PUBLICADO na "Folha de Londrina" de hoje

Nenhum comentário: