terça-feira, 17 de julho de 2007

Vaias a Lula ecoam no “Febeapá”

O grande Stanislaw Ponte Preta criou na década de 60 seu famoso “Febeapá”, em que recolhia a besteirada produzida naquela época muito pródiga em asneiras, principalmente advindas de gente ligada ao golpe militar de 64. “Febeapá” era o “Festival de Besteiras que Assola o País”. E haja besteira: naquele tempo as autoridades chegaram a pedir – a sério – a prisão de Sófocles, dramaturgo grego nascido quase quinhentos anos antes de Cristo.

O saudoso Stanislaw se foi. Porém, a besteirada continua. As vaias que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu de um Maracanã lotado continuam a produzir ecos que, caso estivesse vivo, Stanislaw certamente recolheria no seu “Febeapá”; são coisas que seriam de duvidar, caso não soubéssemos como é a psicologia do comportamento corporativista da gente que as produz. Na ânsia de livrar o chefe do vexame, o pessoal acaba mesmo se excedendo.

O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) trouxe em seu site na internet uma reportagem chamada “Vídeo mostra ensaio de vaia a Lula às vésperas do Pan). O deputado paranaense quer provar que, de tão orquestrada, a vaia teve até ensaio.

Quem quiser conferir a teoria do deputado pode ir ao site do ‘Youtube”, no endereço (http://br.youtube.com/results?search_query=lula%2C+vaia), onde estão todas as vaias ao presidente Lula. São exatamente sete vezes, inclusive no ensaio. No ensaio para a abertura dos jogos e não para as vaias, como pretende o deputado. Alguém precisa conferir com o Dr. Rosinha se a sua teoria encaixa todas as sete vaias a Lula na categoria “ensaio”.

No Paraná, o governador Roberto Requião também deu seu pitaco em defesa de Lula. “Aquilo mexeu com a imagem do Brasil no exterior", disse referindo-se ás vaias.

Também no Paraná surgiu a mais engraçada manifestação neste “Febeapá” das vaias. A assessora de Gleisi Hoffmann, pré-candidata do PT à Prefeitura de Curitiba, Maria Helena Guarezi, conseguiu aprovar no fim de semana, durante conferência sobre políticas para mulheres no Paraná, "moção de repúdio" à platéia que vaiou Lula". A informação é da “Folha de S. Paulo”, que comete uma falha na reportagem: o repórter deixou de perguntar à assessora como eles pretendem fazer a entrega da moção para as 90 mil pessoas que vaiaram Lula.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: