quarta-feira, 18 de julho de 2007

Movimento será lançado em Londrina

O Movimento Mãos Limpas Pelo Brasil será lançado amanhã, 19 de julho, às 10 horas da manhã, em Londrina, Paraná. O evento será no Cedro Hotel. O movimento terá a marca-símbolo “Brasil Limpeza”, com o significado de uma mobilização que visa organizar e expressar o sentimento cívico contra a corrupção que toma conta das nossas instituições. Na ocasião, os objetivos do Movimento serão apresentados para a sociedade civil e a imprensa, assim como as razões para a sua criação. Teremos também o lançamento da nossa primeira ação cívica, que deve durar todo o período do recesso parlamentar do Congresso Nacional, de hoje até 1º de agosto.

Outras ações se seguirão a esta mobilização de julho, mês em que pretendemos marcar o início da nossa luta ética. Neste período de recesso do Congresso Nacional vamos manter cidadania ativa e vigilante em relação à corrupção naquela Casa, até o momento da volta aos trabalhos legislativos. Então passaremos a cobrar diretamente o cumprimento de suas obrigações com a ética. A intenção do movimento é espalhar pelo País um sentimento cívico e trabalhar pela multiplicação da consciência da necessidade de que a política seja conduzida sem a mentira, a corrupção e a impunidade.

Após o lançamento, neste dia 19, iremos às ruas com manifestações cívicas e cobranças públicas das responsabilidades dos nossos representantes políticos. No sábado, estaremos no Calçadão da cidade de Londrina para fazer ressoar nosso grito cívico de indignação, exigindo ética em nossa Nação.

Vamos também promover debates, estudos sociais e políticos e um trabalho sério e aprofundado de informação sobre o tema da ética e cidadania. Estaremos também trabalhando com as novas tecnologias de comunicação, atuando em rede pela ética. Já temos em atividade este o blog, com o conteúdo renovado diariamente.

Mãos Limpas Pelo Brasil está sendo criado por remanescentes do movimento “Pé Vermelho! Mãos Limpas”, mobilização política da cidadania nascida da sociedade civil londrinense que denunciou a corrupção na prefeitura de Londrina e que culminou com a cassação do prefeito Antonio Belinati em julho de 2000. Desta vez, nasce em Londrina um movimento ético de caráter nacional centrado na necessidade da regeneração da política brasileira.

O Movimento não tem coloração partidária e nem ligação direta com nenhuma instituição pública ou privada. Será um movimento eminentemente da cidadania e acima de ideologias, partidos ou crenças: serão bem-vindos todos os que acreditam que a política deve ser exercida com zelo e conduzida por valores morais fundamentais, onde a honestidade e a ética sejam a base para o alcance de objetivos políticos e sociais.
.......................
POR José Pires

4 comentários:

ManoPaiva disse...

Parabéns à iniciativa! Que ela não seja ingênua ao entrar nessa selva escura e desvairada do combate à corrupção, sem um discurso e uma prática ideológicas e sem tomar partido. Aliás o partido já está tomado quando colocam-se os princípios e objetivos desse movimento. Não se pode estar acima de ideologias quando na verdade o movimento propõe um combate ético à ideologia do status quo.
Quando a sombra de Belinati volta a pairar sobre nossas cabeças, é um ótimo momento para o surgimento desse "Brasil Limpeza".

Manoel RC Paiva

Anônimo disse...

Discordo, eu não tenho partido e sou a favor da ética. Acho que essa luta tem que ser mesmo independente senão não dá certo.

ManoPaiva disse...

A idéia aqui é esclarecer e debater o uso adequado de determinadas palavras com seus significados originais/radicais. Tomar partido é estar ...a favor da ética... como tu dizes, ter ou estar num partido filiado a um, não é o referencial que pretendo adotar, mas sim o primeiro significado. Tomar partido. Definir-se e defender um determinado conjunto de idéias, princípios.

Anônimo disse...

O movimento nasce em hora descisiva para a nação. É momento de luta. Então esse é o primeiro grande passo.
Yan