segunda-feira, 16 de julho de 2007

O vale-tudo para salvar Renan Calheiros

Tudo indica que a Mesa Diretora do Senado vai tentar adiar nesta terça-feira a votação do requerimento do Conselho de Ética da Casa que pede o início da perícia pela Polícia Federal em documentos do senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

A presidência da Mesa deve ficar com o senador Tião Viana (PT-AC), mas quem estará comandando tudo dos bastidores será o presidente da Casa, Renan Calheiros, ausente da sessão porque é investigado pelo Conselho de Ética. E estará certamente em conexão direta com o Palácio do Planalto. Assim como Calheiros, Tião Viana também é ligado ao presidente Lula, que tem todo o interesse em abafar a crise.

A estratégia do grupo que defende o senador Calheiros deve ser um pedido de vista do requerimento. Se o pedido for concedido por Viana, o caso só voltará para a pauta em agosto, quando termina o recesso parlamentar de julho que começa nesta quarta-feira, 18, e vai até 1º de agosto. Isso faria atrasar a perícia da Polícia Federal nos documentos, atrapalhando a conclusão do processo contra Calheiros.

A “Folha de S. Paulo” apurou que será o senador Magno Malta (PR-ES) o autor do pedido de vista. O senador pernambucano Jarbas Vasconcelos, correligionário de Calheiros, mas integrante da ala independente do partido, disse à imprensa que o ideal seria que todos os senadores estivessem em Brasília nesta terça-feira para pressionar a Mesa Diretora.

“Vivemos um momento muito sério e grave”, disse Jarbas Vasconcelos, reclamando da postura do presidente da Casa que, em sua opinião, “passou de todos os limites”.

O grupo que defende Renan Calheiros pretende até recorrer ao STF (Supremo tribunal Federal) para evitar que a PF conclua a perícia nos documentos apresentados pelo senador.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: