sábado, 21 de julho de 2007

Mãos Limpas Pelo Brasil fará surpresa no Calçadão

O Movimento Mãos Limpas Para o Brasil vai se manifestar neste sábado, dia 21 de julho, no Calçadão de Londrina, em um ato que visa mostrar aos nossos parlamentares que a população está de olho no Congresso Nacional e manter bem vivo na memória popular os lamentáveis escândalos quem envolvem aquela casa. A mobilização começa às 10 horas da manhã.

O Movimento tem uma surpresa para mostrar à população neste ato. Será sobre as “conversas pra boi dormir” que o presidente do Senado tenta fazer a população engolir. A presença de todos os homens e mulheres de bem será muito bem recebida em nosso ato. É importante ampliar bastante o nosso movimento, para que os nossos políticos se sintam pressionados a agir com ética.

As atividades do Movimento neste mês de julho se concentrarão no tema “A Cidadania Não Entra em Recesso”, com ações em torno da questão do recesso do legislativo. O recesso parlamentar, que nem deveria existir, devido ao monte de trabalho atrasado tanto no Senado quanto na Câmara, tomou um sentido ainda mais pernicioso, pois está sendo usado para encobrir os escândalos em que está metido o presidente do Senado, Renan Calheiros.

Mãos Limpas Pelo Brasil foi criado por remanescentes do movimento “Pé Vermelho! Mãos Limpas” – homens e mulheres de bem que não abandonam a luta pela ética –, mobilização política da cidadania nascida da sociedade civil londrinense que denunciou a corrupção na prefeitura de Londrina e que culminou com a cassação do prefeito Antonio Belinati em julho de 2000. Desta vez, nasce em Londrina um movimento ético de caráter nacional centrado na necessidade da regeneração da política brasileira.

O Brasil vive um colapso ético e neste drama social a crise do Senado é apenas a parte mais aparente. O vendaval escandaloso que agita a política brasileira surgiu apenas por força de causas imprevistas relacionadas a atos irresponsáveis do presidente da Casa, Renan Calheiros. E o pior é que, além dos fatos em si, causa repulsa nos cidadãos brasileiros a certeza de que se não fosse o problema do senador com a pensão da inocente criança que teve fora do casamento, toda a lama revelada depois pela imprensa estaria sendo mantida encoberta pelo corporativismo que, ao contrário de defender, desmoraliza o Congresso Nacional como instituição da República.
.......................
POR José Pires

3 comentários:

Unknown disse...

Como faço para participar do movimento sou Professor Universitário e de Pós e Consultor Empresarial. Entendo como muito importante este movimento e gostaria de participar e contribuir

Anônimo disse...

Primeiro foi Londrina, agora é o Brasil! Pretensioso? Não. O Movimento “Pé Vermelho! Mãos Limpas” como é sabido cumpriu decisivo papel pela cidade de Londrina na cassação do ex-prefeito Antonio Belinati. Agora, como no intervalo silencioso entre duas notas musicais, surge o Movimento Mãos Limpas pelo Brasil, cujo objetivo primordial é resgatar e criar o necessário espírito de cidadania, dentro do qual deve estar embutida a capacidade de se indignar contra a corrupção e os desvios éticos que estão sendo praticados contra toda a nação brasileira.
Alguém dúvida de que é possível? A população brasileira já deu demonstrações dessa possibilidade. O fim da ditadura militar, diretas-já, impedimento de Collor são exemplos notáveis. O momento que o país atravessa exige esforço de igual natureza.
A quem resta a capacidade de se indignar e ainda tem esperança de que é possível mudar para melhor as instituições e as pessoas que as dirigem chegou a hora de se lançar à luta. Exigir dos governantes que cumpram o seu dever de adotar posturas em prol da nação — e não em proveito próprio — é um direito e uma obrigação de todo cidadão.
Aquele que é eleito pelo voto deve prestar contas ao eleitor. Deve haver rigor e vigilância coordenada nessa cobrança. Mais do que se lamentar é preciso trabalhar, participar, ir à luta cívica.
O Brasil tem uma cara. E não é cara de bobo. Estão pensando que tem. Mais uma vez estão equivocados, contudo é preciso que isso fique claro por meio da ação.
Esta luta não é um fim em si mesmo, mas é essencial para que se construa uma democracia plena, que por sua vez também é meio para o progresso individual e coletivo de toda a comunidade.
Agir em conjunto, de modo organizado, é a maneira pela qual a sociedade dispõe para exercer o seu papel fundamental na democracia, qual seja: cobrar aqueles a quem elegemos para que respeitem o estado de direito, as instituições, e o sacrifício de se pagar tributos — sem que retornem para a população em forma de benefícios para o seu desenvolvimento.
Não agir torna as lamúrias e reclamações sem efetividade e até mesmo ilegítimas. O que impede esta ação? Se é certo que a motivação está dentro de cada um, é certo também que a omissão tem um preço, e esse todos sabem qual é: é o Brasil que aí está.

Anônimo disse...

Estruturar para não remediar.

Será que são os políticos que acionam os sistemas informatizados?
Sabemos que além dos políticos envolvidos em liberações de verbas para os municípios, também existem os servidores públicos corruptos, concursados ou em função de assessoria, “trabalhando”, os quais roubam pelos políticos que os ordenam, e não tem medo, diante da impunidade.
Será que uma das bases para romper a corrupção é bloquear os servidores que ajudam nesta operação de desvio de dinheiro público?
Se a fonte inicial dos gastos é o orçamento, o qual autoriza a primeira fase da execução da despesa pública, se existem servidores diante desta fase, porque estes não são indiciados?
Sem os servidores corruptos não existiria a fraude na execução da despesa, não haveria transferência corrente entre esferas governamentais, então estes sabem o que acontece, como nós sabemos e se mesmo assim continuam em serviço, algo está abusivamente errado.
Nas bases, quem empenha, quem liquida e quem paga a despesa pública, conforme prevê a lei 4.320/64, são servidores, ordenados pelo governante, presidente, governador ou prefeito nos órgãos públicos, os chefes, nas empresas públicas os diretores, então estes que fizerem de modo fraudulento devem ser penalizados e excluídos do quadro.
Prestaram atenção que em todos os noticiários não se fala em quem corroborou no momento das saídas financeiras, ou seja, em quem ajudou no momento do saque do dinheiro público.
A máquina administrativa é funcional e precisa de servidores aptos para, com estes fazerem funcionar os sistemas orçamentários, financeiros e patrimoniais.
Devemos exigir que somente servidores concursados possam ter acesso às transferências orçamentárias, financeiras e patrimoniais, em qualquer esfera governamental, da administração direta ou indireta, talvez seja um fio da meada, caso isto já esteja acontecendo, então devemos punir os servidores que autenticam as fraudes.
Digo isto porque trabalha na execução da despesa pública e percebo que os políticos não são os executores nos sistemas, são funcionários que operam os computadores para que as movimentações ocorram.
É importante estruturar e organizar o sistema para que os agentes políticos não façam o uso indevido dos mesmos que não usem da repressão ou assédio moral sob os servidores, com a finalidade de desvio do dinheiro público.

ROGÉRIO CARLOS DIAS
SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL
POLÍCIA FEDERAL EM LONDRINA
CONTADOR CRC-PARANÁ
43-30261318