segunda-feira, 9 de março de 2009

Aos poderosos, o Céu

Já vi de tudo na blogosfera petista para desqualificar adversários ou para incensar alguma figura governista, mas hoje em seu blog Luís Nassif inovou bastante. Para paparicar poderosos ele está distribuindo vaga no Paraíso . E não é em Brasília, não. É no Céu mesmo.

Sei que é bem estranho, mesmo vindo da seara governista da internet, gente que se esmera em mostrar serviço ao governo Lula, mas já explico.

Frei Betto, que já foi muito querido pelos governistas, hoje é o demônio da vez. Hoje ele deu uma entrevista no jornal O Estado de S. Paulo onde faz críticas ao Bolsa-Família, chamado por ele de “projeto de poder”. Na sua fala, ele diz que o programa assistencial é meramente “compensatório” e não abre nenhuma saída, ao contrário do que fazia o antigo Fome Zero.

Frei Betto saiu do governo Lula ainda no primeiro mandato, quando presidia o Fome Zero, aquele famoso programa que ia resolver o problema da fome no mundo. O Fome Zero foi extinto e substituído pelo Bolsa-Família, hoje presidido por Patrus Ananias e que tem o objetivo mais modesto de eleger o sucessor de Lula.

A entrevista de Frei Betto nada traz de novidade e nem é tão crítica. Aliás, parece mais ter nascido de uma daquelas tardes de tédio em redações que faz alguém telefonar para uma personalidade política para catar assunto. Bem, Betto está na segunda página da agenda, não? Frei está na sexta. Deu ele.

E a opinião dele também só tem importância pela histórica intimidade com Lula, de antes da presidência da República. Frei Betto é responsável por uma das mais importantes informações da nossa República, a de que dona Mariza obrigava Lula a lavar a cueca no banheiro. Não sei se ele ainda lava. Falando nisso, esta teria sido uma pergunta que talvez esquentasse a matéria.

Taí algo que os brasileiros precisam saber: dona Marisa ainda obriga Lula a lavar a cueca suja no banheiro?

Mas mesmo sendo chocha, a fala de Frei Betto deixou Nassif fulo. Onde já se viu criticar um programa tão valoroso como o Bolsa-Família? E passou a xingar o Frei Betto. Soberto, invejoso, fracassado, marqueteiro, adepto da auto-promoção, bajulador de celebridades, estas são algumas das xingações de Nassif em um laudatório texto colocando o Bolsa-Família em alturas tais que avexaria até o Lula se alguém lesse os elogios para ele.

E para cada desqualificação no Frei Betto, uma elogiada em Patrus Ananias. Ele escreve que “Um é candidato a estrela; outro, é candidato a santo”, um é fracassado, o outro vencedor, e por aí vai.

E segue lascando a lenha num e puxando o saco do outro até finalizar com uma história estranha sobre os dois, Frei Betto e Patrus Ananias, na porta do Céu se apresentando a São Pedro. Patrus Ananias então é carinhosamente encaminhado ao Paraíso pelo santo, enquanto Frei Betto é mandado ao Purgatório, segundo Nassif “para se livrar definitivamente dos pecados da soberba e da inveja”.

É impressionante. Luís Nassif inventou talvez a mais singular bajulação já havida até agora: a puxação de saco celestial.
......................
POR José Pires

Nenhum comentário: