segunda-feira, 23 de março de 2009

A receita do sucesso

Aliás, de manifestações populares o governo de Paul Biya entende. Em fevereiro de 2008 forças de repressão mataram 130 pessoas que protestavam contra o governo.
Antes do papa chegar para a visita desta semana várias pessoas foram detidas e ficaram presas em celas superlotadas, sem acesso a advogado, médico e nem visita de familiares.

A Anistia Internacional acusa o governo de Paul Biya de praticar prisões arbitrárias, tortura e detenções ilegais. Seu governo também executou várias pessoas.

Quando esteve fazendo graça para ditadores africanos, Lula fez a famosa piadinha de estava lá para que lhe ensinassem como ficar vinte anos no poder. Pois é desse jeito.
Paul Byia está no poder há nem mais de vinte anos. Já vai para 27. Camarões tem uma Constituição sui-generis: o mandato é de sete, sim, você leu direito, de sete anos e ainda com direito à reeleição uma vez. Byia já foi reeleito. E pensa que ele está satisfeito? Bem, nunca nenhum deles está. Pois ele quer mudar a Constituição.

Vejam ele falando e me digam se não parece o venezuelano Chavez: "Vamos então, neste espírito, reexaminar as disposições da Constituição que mereceriam ser harmonizadas com os progressos recentes do nosso sistema democrático para responder às expectativas da grande maioria da nossa população."

Bento XVI deve voltar satisfeito de sua missão comercial. Almas são mais fáceis de serem arrebanhadas na proporção da desgraça em que estão os corpos que habitam. Ele bem sabe disso.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: