quarta-feira, 4 de março de 2009

Bancada do Lost

Cesar Maia volta com seu Ex-Blog. Desde o início da semana o correio eletrônico cai certinho no meu computador. Indepentente do que se possa achar de sua posições, o ex-prefeito do Rio é um caso raro na política brasileira. É um político que usa a cabeça para pensar a política com profundidade. E faz isso com raro talento, até com ótimas tiradas humorísticas.

Hoje ele aponta algo interessante que acontece com São Paulo e que a mídia está deixando de ver por estar envolvida em tantos outros assuntos aparentemente maiores. Maia fala sobre o "desaparecimento" da bancada federal do PT de São Paulo. E isso no meio de uma crise econômica global.

E a bancada paulista do PT sempre teve um peso político nacional exatamente por ser bastante representativa na área econômica. Cesar Maia tem razão: cadê eles? Até mesmo o senador Suplicy sumiu de cena com sua persistente bandeira da renda mínima.

O sumiço da bancada é ainda mais marcante no momento que o mundo atravessa. Faz falta aquele pessoal extremamente crítico em relação às mazelas econômicas brasileiras. E do mundo também, claro. Será que estão satisfeitos só com o bolsa família? Bem, parte do problema, é que o mensalão fulminou a imagem sobre a qual se assentava essa bancada. E os escândalos também varreram para o baixo clero ou para lobbies obscuros gente com o deputado José Genoíno e o cassado José Dirceu, além de outros que não cabe citar agora, uma porção de parlamentares com boa presença física e bons discursos, elementos essenciais em qualquer campanha.

É um problema para 2010. Sem um puxador de votos com o peso político de Lula na cabeça de chapa das próximas eleiçõesa, a tendência é de que haja muita dificuldade para o PT em São Paulo, o que acaba influenciando a imagem do partido em todo o país. E também a sorte do próprio cabeça de chapa.

Eu acredito até que o sumiço da bancada federal paulista é um dos motivos do fiasco na eleição para a prefeitura paulistana. E uma causa bem forte, já que a eleição na capital sempre teve as estrelas nacionais petistas com um papel definidor. E na eleição passada se a candidata à prefeitura saísse na rua abraçada com alguns expoentes de seu partido certamente a população gritaria pega ladrão.

E hoje é difícil apontar um deputado paulista do PT com presença marcante no cenário federal e que tenha o respeito da população paulista. Alguém aí lembra algum nome? Pois é. Vai ser um problema para Dilma Roussef nos passeios eleitorais pela Mooca, Itaquera, Penha, Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto e tantos outros lugares em 2010.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: