terça-feira, 17 de março de 2009

O presidente viajante

Parece até ironia. As despesas com o cartão corporativo, que deram um salto impressionante, se referem principalmente aos gastos com viagens do presidente Lula.

Bem, se as viagens fizessem sentido prático para o país, ainda seriam aceitáveis, mas o fato é parece que Lula viaja por dois motivos principalmente: pra fugir do batente e para efeitos marqueteiros.

Para a viagem aos Estados Unidos, crave os dois motivos acima. Não teve nenhum sentido prático para o país, nenhum dos dois, aliás. Obama deve ter penado para arranjar um espaço na agenda para receber o presidente do Brasil (Lula pensa que é ele, pessoalmente, o motivo da deferência, e só vai cair na real quando desapear do poder).

E até a ministra Dilma Roussef foi junto. Nem vou perguntar se ela não tem o que fazer aqui. Uma das razões do PAC não andar pode ser essa. A mãe do PAC não pára mais em seu gabinete.

Desde que Obama tem recebido poucas visitas, quase nenhuma — eu mesmo agora não lembro de nenhuma recente. E o motivo é evidente. Os demais governantes, ou pelo menos os responsáveis, sabem que ele tem muito o que fazer. Talvaz não haja nenum governante tão atarefado quanto ele hoje em dia. Parece que tem uma baita crise econômica por lá e, se não me engano, atualmente o mundo todo depende do seu trabalho. Só um chato aparece nessa hora.

Lula tinha o que fazer nos Estados Unidos? Bem, vejamos sua agenda lá. No sábado teve o encontro com o presidente Obama na Casa Branca às 11 horas da manhã. Antes Lula se reuniu com o presidente da Federação Americana de Trabalho - Congresso das Organizações Industriais (AFL-CIO). Uma hora de papo com o presidente da AFL-CIO, não sei o que conversaram e nem quero saber, mas não dá para muita coisa. Foi mesmo tempo com Obama. É bom lembrar que tem sempre o tradutor no meio. Ora, com tradução, até um bom dia demora um pouco mais.

O presidente almoçou na embaixada brasileira e ás três da tarde já embarcava para Nova Iorque. No dia seguinte em Nova Iorque, domingo, só teve passeio (põe no cartão!). Nenhuma atividade oficial.

Na segunda-feira, dia do regresso, durante a manhã Lula teve um café da manhã com a direção do Wall Street Journal e um seminário que parece ter sido feito às pressas e de nome bem estranho: “Brasil: Parceiro Global em uma Nova Economia; Estratégias Sólidas para Momentos Desafiadores”. Depois do almoço (põe no cartão, garçom) deu também uma entrevista ao programa “Fareed Zakaria GPS”, da rede CNN. E às sete da noite voltou para o Brasil.

Talvez seja um dia bastante atarefado para um líder sindical. Mas para um estadista é pouco.
......................
POR José Pires

Nenhum comentário: