quinta-feira, 19 de março de 2009

Extra! Extra!

O Brasil parece mesmo virado de cabeça pro ar. Por mais que o eleitor vote para mudar, a cena política brasileira continua a mesma. A volta de Collor foi o toque simbólico no mais do mesmo que virou o país. Veja quem está no poder: Collor, Sarney, Renan Calheiros, Michel Temer, Jader Barbalho, Inocêncio de Oliveira e outros mais, todos iguais em desfaçatez.

Para averiguar o que foi que deu errado, só dando uma bisbilhotada no passado. Voltamos às eleições de 1989, quando Collor venceu Lula na eleição presidencial para ver o que aconteceu naquele ano, no fatídico último debate na televisão.

Até hoje a polêmica cerca aquele embate. Há quem diga que a vitória de Collor se deve à uma suposta manipulação da Rede Globo na notícia do debate no Jornal Nacional. Outros afirmam que mesmo que isso tenha ocorrido não houve influência no resultado final.

Outro grande mistério daquela época é sobre o motivo de Lula estar tão inseguro, até acovardado, frente a Collor. Existe até a versão de que ele temia a revelação naquela noite de um grande segredo de sua vida.

Voltamos na máquina do tempo para verificiar afinal o que aconteceu. Revemos muitas vezes o debate. E até acionamos o nosso Departamento Intertemporal de Leitura Labial (o DILL, um setor novo da casa) para saber tudo sobre aquela fatídica noite, inclusive o que não pôde ser ouvido de casa.

Enfim, revelamos o que Collor disse à Lula antes do debate começar. Veja abaixo. Não foi a toa que o sapo barbudo ficou tão nervoso. E o pior é que a provocação de Collor com o tempo tornou-se uma profecia.
......................
POR José Pires


Nenhum comentário: