segunda-feira, 16 de março de 2009

Café com o presidente

Para não dizerem que só faço oposição, estou pensando em mandar uma idéia para o presidente Lula aproveitar em seu governo.

Em seu programa “Café Com o Presidente” de hoje, Lula disse que o Brasil vai construir junto com os Estados Unidos uma proposta para ser levada ao G20. Olha a conversa: segundo ele, Obama tem o interesse em “construir, junto com o Brasil, uma proposta para que a gente possa levar pro G20".

Lula disse também que discutiu “muito” com Obama sobre a América Latina. De novo ele: “. Eu já vinha discutindo isso com o ex-presidente Bush e retomei a conversa com o presidente Obama, de que é preciso que os Estados Unidos tenha uma nova visão na sua relação com a América Latina democratizada, com a América Latina que está crescendo, ou seja, uma América Latina que fez uma opção pelo desenvolvimento.”

Bem, Lula esteve apenas uma hora com o presidente Obama. É um tempo em que não dá para discutir “muito” assunto algum, mesmo sem levar em conta que o brasileiro depende de um tradutor, já que não fala inglês.

E nesta parte que nos toca, Lula aproveitou para recontar em seu programa a história da América Latina. Segundo ele, “estamos dando exemplo de democracia na América Latina com a eleição de todos nós que fomos eleitos nos últimos seis anos”.

Atentaram para o período destacado por ele? Pois é, não é surpresa alguma vindo de quem vem, mas só para constar, a democracia vem bem antes do governo petista. E caso não houvesse esse esforço anterior, jamais Lula poderia ter sido presidente do Brasil. Mais ainda: a democracia no Brasil nada deve à sua eleição e muito menos para o seu governo. Preciso dizer também que seu partido, o PT, atrapalhou bastante no período pós-ditadura? É só lembrar da constituição de 1988 (catorze anos antes dos "seis" de que Lula fala!) e, antes, muito antes, do comportamento do PT na eleição de Tancredo Neves em 1985. Se dependesse de Lula e dos petistas o presidente seria Maluf. 

E também quanto à democracia, o que o PT e Lula vem fazendo neste seis anos com o estímulo ao  desrespeito ético que hoje parece até institucional é expandir o descrédito na política trazendo um risco extremo à própria idéia da democracia. Lula é o presidente que de forma voluntária fortaleceu a idéia de que todos os políticos são iguais, isto é, nivelados moralmente ao nível da sarjeta.
Isso não é nenhuma novidade. Lula sempre reescreveu a história brasileira para adequá-la aos interesses seus e de seu partido. Agora passa a reescrever história da América Latina. Com isso apaga o advento da democracia no Chile, com a vitória do “Não” a Pinochet em 1988 e a eleição de Patricio Aylwin, da Concertacion, em 1990.
O presidente inzoneiro também faz questão de esquecer Tancredo Neves e até de Itamar Franco e, logo depois Fernando Henrique Cardoso, estes dois últimos presidentes à frente de governos muito mais importantes do de Lula para o fortalecimento da democracia.

Mas, como eu disse, é só para o registro. Longe de mim querer que o bom senso se aproxime do Palácio do Planalto. Mesmo esse encontro com Obama é  mais uma daquelas viagens que servem apenas como reforço eleitoral para Lula. O homem da marolinha estava precisando de algo parecido para fazer de conta que está agindo contra a crise.

Mas vamos ajudar o governo Lula e dar nossa sugestão, que nada tem a ver com o G20 e nem com o Obama. É para o programa de rádio do Lula. Eu sugiro mudar o nome “Café Com o Presidente” para “Cascata Com o Presidente”.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: