segunda-feira, 23 de março de 2009

Ditadura sim, mas sem camisinha

Lá vai o Papa Bento XVI em missão comercial pela África. Afligido pela miséria, doenças e ditadores implacáveis, o continente é perfeito para a Igreja Católica aumentar seu rebanho, em queda progressiva nos países mais ricos. Como diz aquele velho estelionatário que não pega um trouxa há vários meses, “hoje em dia ninguém acredita em mais nada”.

Bento XVI esteve em Camarões. E levou uma palavra de consolo para os pobres camaroneses: Não usem camisinha! O pastor alemão está com idéia fixa. E na Europa esse papo não cola. Imaginem se alguém na França ou na Itália leva isso a sério. Quando ele vem com essa conversa, até os guardas suíços do Vaticano dizem entre si que ele bebeu vinho da missa logo de manhã.

Então toca pra África. Bento XVI esteve com Paul Biya, presidente, digamos assim, de Camarões. O país é mais conhecido mundialmente por ter aparecido de surpresa certa vez na Copa do Mundo. Os locutores de futebol se animaram como sempre, mas foi rápido. Ninguém pegou na taça.

Biya está no poder há 27 anos. Governa com o porrete, claro. E deve ter gostado dessa conversa da camisinha, assunto bem mais interessante que aqueles papos incômodos da Anistia Internacional sobre prisões, tortura, assassinato.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: