quinta-feira, 30 de abril de 2009

Ah, essa pantera vermelha

Ah, a Ingratidão, esta pantera — como já disse Augusto dos Anjos lá atrás. Pois a danada volta a atingir o ex-companheiro petista Delúbio Soares. Como todos sabem, Delúbio quer voltar ao seio do partido. Bem, é um direito dele, ainda mais levando em conta (e bota conta nisso!) o bem que ele fez a tantos companheiros.

Mas pelo visto o plano dos petistas é fazer isso com o máximo de discrição. O bafafá que deu a criação de um blog em favor da volta do ex-tesoureiro mostra que o partido até o receberá de forma fraternal, como o regresso de um filho pródigo, mas os carinhos e afagos terão de ser no recesso do lar petista. Bem longe da opinião pública, pelo menos por enquanto.

O blog é de criação recente e expõe, inclusive com fotos, o nome dos apoiadores da nobre causa. Tem lá o senador Eduardo Suplicy, a senadora Ideli Salvatti (SC), o governador do Piauí, Welington Dias, o prefeito de Vitória (ES), João Coser, o ex-governador do Acre Jorge Vianna, o líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP) e o ex-ministro e prefeito de São Bernardo, Luís Marinho.

Tem outros também, é claro, que a fila de petistas amigos de Delúbio é bem grande. Mas amigos, amigos, opinião pública à parte. A reclamação pela exposição pública dos nomes foi geral. Teve um até, o líder Vaccarezza, que afirmou que já havia avisado sobre o erro da campanha: “Disse a Delúbio: só atrapalha”.

No famoso poema, o poeta Augusto dos Anjos coloca também o escarro como posterior ao beijo. Aqui é o contrário. O escarro em público não evitará os beijos escondidos que acontecerão em breve. Delúbio foi só um sofá que os petistas tiraram por engano da sala, levados pelo pânico do partido sofrer as conseqüências do escândalo.

Mas, ah, essa pantera. E ainda mais uma pantera petista. Isso machuca muito. Pelo que fez ao partido e por seu significado simbólico na história petista, Delúbio Soares deveria voltar ao PT nos braços da militância, em festa pública, fechamento da avenida Paulista, fogos de artifício. Duda Mendonça na direção. Chico Buarque na locução. E Lula e Dilma Rousseff no palanque.

Sua expulsão do partido em 2005 foi uma ingratidão. Já ali a pantera petista dava suas injustas dentadas. E que pantera incoerente. Pois José Dirceu, cassado e tudo, foi expulso? Não foi, claro.

Então chutar o ex-tesoureiro de tantos serviços prestados à causa foi mesmo uma ingratidão. Ainda mais que, fazendo as contas do que Dirceu e Delúbio podem acabar tendo que pagar à Justiça, os dois ficariam em cana exatamente o mesmo tempo.

Na denúncia do mensalão, que está no STF, ambos são acusados por corrupção ativa, que dá de 2 a 12 anos de cadeia, e formação de quadrilha, que dá de 1 a 3.

A volta de Delúbio Soares ao PT é uma questão de justiça. Ninguém até agora deu o endereço do blog em apoio ao ex-tesoureiro. Até temo que um telefonema do Planalto faça tirar do ar mais esta peça histórica do PT. Seria uma pena, pois eu estaria disposto a publicar lá meu apoio. Com foto e tudo.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: