sexta-feira, 24 de abril de 2009

Ciscando no lixo da História

Luís Nassif é um bom exemplo do que anda acontecendo. Parece um pinto no lixo, ciscando alegremente na crise. No caso do STF torce por Joaquim Barbosa simplesmente e ataca Gilmar Mendes, sem ater para as conseqüências do que acontece na mais alta corte do país. Barbosa virou um herói para a blogosfera chapa-branca. E o curioso é que aconteceu o contrário quando o mesmo ministro Joaquim Barbosa teve um comportamento correto na relatoria da ação contra os mensaleiros do governo Lula. Na época, eles  até ironizavam Barbosa.

Com o deputado Fernando Gabeira foi de uma desonestidade que beira o ridículo. Em um post intitulado “Santo Gabeira do pau oco” junta o deputado à revista Veja, que é uma obstinação sua. Diz que Gabeira “foi transformado em ícone da moralidade pela Veja”, o que, além de conferir um poder que nenhuma revista brasileira teria, também é desconsiderar a carreira política de Gabeira.

Mas tem coisa pior. Anteontem ele desencavou uma entrevista com Severino Cavalcanti a um blog chapa-branca que foi ouvir o ex-deputado sobre a situação de Fernando Gabeira. Bem, entrevistar Severino Cavalcanti sobre um assunto como este já indica má-fé. O ex-presidente da Câmara teve que renunciar, pois certamente seria cassado por ter extorquido o concessionário do restaurante da Câmara. Um cheque para Severino Cavalcanti comprova o crime.

Destaco que tanto o blog originário da entrevista quanto o blog do Luís Nassif não dão ao leitor este histórico do deputado que foi obrigado a renunciar ao mandato. No blog onde Nassif retirou a entrevista, Severino Cavalcanti é identificado apenas como “ex-deputado, presidente da Câmara dos Deputados e atual Prefeito de João Alfredo, município do estado de Pernambuco”.

É curioso como a metodologia petista colocada em prática quando o partido está na oposição permanece ativa para os assuntos do interesse do governo Lula. O método foi aperfeiçoado, correndo por fora do apoio governista. Neste caso, o apoio ao governo é fortalecido por meio da desqualificação de tudo e todos que podem se opor com voz crítica às políticas e desvios éticos do governo Lula.

Que esta ferramenta se utilize também de um Severino Cavalcanti contra um Fernando Gabeira é muito, muito triste, pois sequer aponta um caminho lógico. O que se pode esperar disso, que não seja a desmoralização geral e um nivelamento amoral da política por baixo? E um poder estabelecido desse modo leva o país para onde?

O tempo vai dar a resposta. Este é um período que deve ser estudado um dia como o lixo da História.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: