quarta-feira, 29 de abril de 2009

Palpiteiro paranóico

A Organização Mundial da Saúde (OMS) não ouve o presidente Lula. Ele andou se queixando na imprensa de “terrorismo” sobre o risco da gripe suína. Terrorismo de onde ou quem, isso ele não esclareceu. Este é o problema de quem não sai do palanque. Acaba vendo conspiração até em um problema internacional de saúde que ninguém previu.

Ontem ele falava como se houvesse uma conspiração contra o Brasil. O palpiteiro estava mesmo paranóico. “Eu acho que este momento é um momento de cautela, é um momento de prevenção e não é o momento de se fazer terrorismo com uma coisa que não chegou aqui. Agora, o que a gente não pode é ficar vendendo pânico, porque de repente cria-se um problema onde não existe problema", ele disse.

O nível de prevenção estava então na fase 4, que indicava que havia transmissão entre humanos. Mas agora no final da tarde a OMS decidiu elevar o nível de alerta para a fase 5, o que significa que uma epidemia em escala mundial é “iminente”. E o "terrorismo" do especialista brasileiro, o Lula, como fica?

Em um dos muitos pitacos que dá sobre qualquer assunto, o presidente inzoneiro já havia revelado seu conceito sobre saúde. Para ele, médico a gente “só precisa em tempos maus”. Ou seja, o doutor Temporão nunca teve um papo sério com ele sobre medicina preventiva.

Mas a OMS já mostrou que não ouve mesmo o Lula. Disso pelo menos estamos salvos.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: