quinta-feira, 16 de abril de 2009

Dinheiro público voando

De janeiro de 2007 a outubro de 2008 a Câmara dos Deputados gastou 81,5 milhões em passagens aéreas. O valor foi levantado pelo Ministério Público Federal de Brasília em um inquérito que identificou uma série de irregularidades na utilização das cotas de passagens usadas pelos deputados.

O escândalo do uso das cotas vai do aluguel de jatinhos aos mimos para parentes e namoradas. Até a apresentadora de TV Adriane Galisteu já fez turismo às custas do dinheiro público. E ainda levou a mamãe.
Galisteu recebeu o presente do deputado Fábio Faria (PMN-RN). Até agora o deputado não à Câmara o gasto com as sete passagens da cota que deu para a apresentadora. Na época os dois namoravam. Namorar é até uma marca da apresentadora. Ela faz questão de propagandear o tema. Mas Fábio Faria diz que Galisteu era sua "companheira", razão para não ter que devolver o dinheiro aos cofres públicos.

O sistema usado pela Câmara e tão estranho que até deputados licenciados para exercer cargos no governo Lula podem continuar usando as cotas de passagens. O site Congresso em Foco descobriu que os ministros José Múcio Monteiro, Geddel Vieira Lima e Reinhold Stephanes continuaram usaram o benefício 64 vezes após a posse.

Congresso em Foco apurou que a normas internas da Câmara vetam expressamente a atitude dos ministros no Ato 42 da Mesa da Casa, de 2000, que diz que “os parlamentares não podem utilizar a cota de passagens aéreas quando seu suplente estiver em exercício”.

Os três ministros cederam passagens para parentes. José Múcio Monteiro deu passagem para filho, genro, sobrinho e primo. Geddel Vieira Lima presenteou a esposa e a filha, além de uma mulher não identificada.

Várias pessoas voaram com a cota parlamentar de Reinhold Stephanes, mas um caso em especial demonstra a extrema generosidade da Câmara. Sua mulher, Cristina Angélica Batistuti Stephanes, é diretora de operações da Agência de Fomento do Paraná e voou duas vezes com passagens da cota parlamentar. A Câmara, portanto, arca com custos de funcionários até de governos estaduais.

Mas tem mais ainda. Congresso em Foco aprofundou-se realmente no assunto. Integrantes da Mesa Diretora também participam da farra. Numa reportagem com o ótimo título “Como conhecer o mundo pela Câmara”, o site informa que o segundo secretário Inocêncio Oliveira (PR-PE) transferiu parte de sua cota para a mulher, filhas e neta viajarem para os Estados Unidos e a Europa.

O itinerário dos parentes de Inocêncio é dos melhores: passaram por Nova Iorque, Frankfurt e Milão. O deputado disse ao site que não vê nenhuma ilegalidade em usar os recursos da Casa para viagens da família.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: