sexta-feira, 3 de abril de 2009

Fala o eterno amigo do rei

Foi só uma brincadeira do Obama, companheiros. Inconveniente para nós pelo fato de Lula já estar disputando mais uma eleição e também porque mesmo tendo sido claro que aquilo foi uma amistosa galhofa entre colegas, nada impede que a máquina de propaganda governista tente transformar o fato em um símbolo do prestígio de Lula. Aliás, já estão trabalhando para isso desde ontem.

É verdade que alguns blogueiros governistas ficaram mais comedidos com a cena no G-20. É possível que saibam que esta é uma crise que não pode ser vencida com pequenos golpes, muito menos de marketing. Até alguns governistas sabem que no aspecto econômico estamos todos no mesmo barco. Só um petista boboca ou mesmo um tucano idem pode acreditar que um desastre econômico nesta fase da nossa vida política e social favorece algum lado. O aprofundamento da crise só oferece um lado: mais pro fundo do poço.

O evidente nervosismo de Barack Obama mostra bem o tamanho do buraco. E olhem que quase o mundo inteiro torce para que ele dê certo.

Mas tem gente exagerando quanto ao prestígio do “cara”, como disse Obama. Um desses é o jornalista Ricardo Kotscho, que tem um blog no... adivinhem onde — claro que é no portal IG, abrigo da blogosfera chapa-branca, ou pelo menos da parte mais nobre em proventos profissionais.

É ali que José Dirceu escreve, se é que é ele mesmo que faz seus textos. Paulo Henrique Amorim também tinha lá seu blog, antes de ser chutado desonrosamente depois que passou a questionar a estranha à fusão da Embratel/Oi com a Brasil Telecom, um negócio no qual o presidente Lula foi bastante ativo.

Kotscho saiu do governo petista no final de 2004. Era Secretário de Imprensa e uma das figuras mais próximas do presidente Lula, intimidade que vem desde a primeira campanha presidencial em 1989. Sua saída do governo não foi bem explicada até hoje. O jornalista até publicou um livro sobre o período, mas é uma obra choca, superficial até mesmo na análise puramente profissional da sua atuação no governo.

Kotscho publica seu blog no Ig e também escreve na revista Brasileiros. Quem nunca ouviu falar, nada perdeu. Não vale a pena. É de folhear e jogar num canto junto à Caras. Acompanho o blog por obrigação. É claramente a favor do governo. É escrito em um estilo songamonga, buscando a cumplicidade solidária do leitor com um suposto jeito boa-praça de servir o governo e fazer campanha eleitoral, mas é governista da fato.

Deve ser bacana ter um emprego para falar bem do governo. Nunca experimentei, mas parece bem bem mais fácil que o esforço individual para colocar uma voz crítica na internet.

Mas, deixando isso pra lá, não há honestidade na apresentação do autor do blog. Kotscho é apresentado numa coluna à direita como "paulista, paulistano e são-paulino e repórter do iG e da revista Brasileiros". Para saber que o jornalista também foi Secretário de Imprensa da Presidência da República no governo Lula" tem que clicar e ir para outro link, onde a informação está no meio de um texto, novamente sem o destaque necessário.

Bem, isso não é honesto. A menos que alguém me prove que na identificação de um blog que fala de "política" e critica a oposição é mais importante o autor ser "são-paulino" do que ter sido Secretário de Imprensa do Governo Lula.

E além de assessor Kotscho sempre foi amigo de Lula e de vários maiorais do PT, entre eles o deputado cassado José Dirceu. Na revista Brasileiros, por sinal, Kotscho publicou no início do ano passado uma entrevista com Lula que faz até parecer que ele jamais saiu do governo. É praticamente um release governista. Lula pediu para ser entrevistado, o que não soa como elogio para um profissional. Isso para falar em jornalismo. Mas foi novamente tão chocho que não repercutiu na opinião pública.

A revista é de uma acuidade polítia impressionante. Em julho de 2008 o encontro entre Fernando Henrique Cardoso e Lula no enterro da ex-primeira-dama Ruth Cardoso levou a revista a fazer do assunto a capa do mês e prever a aproximação política entre o tucano e o petista.

A capa da edição deste mês é a socióloga Maria Victória Benevides, petista histórica que no mês passado tentou fazer de uma breve rusga nascida na seção de cartas da Folha de S. Paulo uma polêmica nacional sobre nossa história recente e o papel da mídia. Falo mais alguma coisa sobre a Brasileiros? Deixa pra lá.
......................
POR José Pires

Nenhum comentário: