segunda-feira, 20 de abril de 2009

O espeto de pau de Protógenes Queiroz

O delegado Protógenes Queiróz postou hoje em seu blog uma explicação sobre o fato de ter usado passagem da cota da Câmara dos Deputados. A passagem foi cedida a ele pela deputada Luciana Genro, do PSOL.

Os posts publicados pelo delegado parecem coisa de maluco. Começam sempre com a frase “Ao povo brasileiro e aos internautas”.

Em um texto abilolado, ele mistura o ministro da propaganda do Nazismo, Joseph Goebbels, e uma suposta conspiração para espalhar "informações de conteúdo duvidosos a respeito" de sua conduta com “o propósito exclusivo” de defender o banqueiro Daniel Dantas.

Na verdade dei uma traduzida no texto do insígne blogueiro. Protógenes escreve numa língua estranha. A conspiração, segundo o que escreve, é para diminuir "a força e energia deste cidadão que exerce o seu munus de natureza pública". Ele deve ser daqueles que pensam que palavras em latim elevam uma frase, mas acontece que no lugar errado soa mais como latinório.

Mas a coisa é bem mais simples. O ferreiro foi pego com espeto de pau. E o conteúdo das notícias, ao contrário de "duvidoso" é bem claro: Protógenes Queiroz foi pego usando passagem áerea de cota de parlamentar, paga pelo dinheiro público, exatamente no meio de um escândalo que envolve esposas, sobrinhos, tios e demais familiares de políticos que fazem suas viagens por conta do dinheiro público. Até Adriane Galisteu apareceu na farra. Mas no caso da apresentadora, as viagens foram presentes que ganhou em um de seus namoros fugazes.

Mas o caso do delegado parece diferente. Mesmo que esteja namorando uma carreira política, até prova em contrário Protógenes está em serviço, não? Ele não podia aparecer numa dessas. Muito menos a deputada Luciana Genro, outra guardiã da ética. Parece coisa de otário. Ou melhor, de otários.

Mas no final de seu texto o delegado afirma que desconhece “por quem ou de que forma” são pagas as despesas de transporte e hospedagem, duas exigências dele para fazer suas palestras.

Para alguém que se coloca como paladino da justiça do Brasil, uma postura como essa é no mínimo falta de cuidado.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: