quarta-feira, 22 de abril de 2009

Pra Frente Brasil

Atenção: o cidadão eufórico da foto não
é o dirigente de uma ONG ligada ao PCdoB que
acabou de receber R$ 8,5 milhões



Uma curiosidade sobre a ONG Bola Pra Frente, do PCdoB, que recebeu do Ministério do Esporte R$ 8,5 milhões em 2008: Bola Pra Frente é o nome social da ONG. A denominação jurídica da organização é Pra Frente Brasil.

Os responsáveis pela ONG poderiam até dizer que, sendo uma instituição dedicada ao esporte, o nome se justifica, já que vem de uma música de incentivo à Seleção Brasileira na conquista da Copa do Mundo de 1970. Mas Pra Frente Brasil é bem mais que isso.

A ligação histórica de Pra Frente Brasil mais marcante é com a Ditadura Militar brasileira em seu período mais repressivo, o de Emílio Garrastazu Médici. O departamento de propaganda do regime usou bastante a música, tornando a frase Pra Frente Brasil um slogan de exaltação patriótica e propaganda do regime.

Em um período de censura à imprensa, prisões e torturas, o Pra Frente Brasil serviu de forma eficiente para focar a opinião pública no sucesso do time brasileiro de futebol, desviando a atenção dos crimes contra os direitos humanos e a liberdade de expressão.

Que o mesmo slogan sirva para dar nome a uma organização ligada a um partido que teve militantes torturados e mortos pela mesma Ditadura que deu fama ao Pra Frente Brasil é mais um símbolo da bagunça histórica do nosso país, um embaralhamento que gradativamente vai tornando o brasileiro cada vez mais confuso e atrapalhado sobre o que quer para si e para o Brasil.
.........................
POR José Pires

2 comentários:

Unknown disse...

é engraçado, quando um idiota qualquer ecreve sobre algo que nem sabe, antes de criticar e falar besteira sobre uma organização, procure ver e saber do trabalho que a mesma realiza, dos seus objetivos e a trasmparência que a mesma tem.

Anônimo disse...

Vamos criticar , essas coisas de copa do mundo servem mais para encobrir os desastres que estao acontecendo no brasil , vamos acordar brasileiros.