sexta-feira, 3 de abril de 2009

Vendo coisas na foto do antigo chefe


Mas vamos à animação de Kotscho com o prestígio internacional de antigo chefe. Para o dia da reunião do G-20 ele já havia preparado um texto para estimular essa imagem de grande prestígio internacional do Lula. Para isso baseou-se numa estranha análise da foto oficial que junta todos os chefes de estado com a rainha da Inglaterra. Parece ser o início da arrumação para a foto e nela Lula está sentado á esquerda da rainha.

O jornalista endoidou com a cena que entitulou como “O Brasil de Lula sai bem na foto”. Bem original, não? Pois Kotscho fez da disposição dos personagens um critério de valor no qual a proximidade com a rainha revela o prestígio de cada um. Pelo que se entende, o fato de estar sentado junto à Sua Majestade também dignifica mais um dirigente em relação a outro. A rainha é que ia gostar desse papo monarquista. Mas pela visão de Kotscho Lula está numa situação privilegiada porque ficou à esquerda da rainha. E sentado. Até o fato de Obama estar de pé atrás de Lula é insinuado como uma valorização do presidente o brasileiro. E, conforme Kotscho, Obama também tem um "o mesmo sorriso franco" de Lula.

A tecnologia da internet nos permite flagrar até a arrumação da sabujice. A foto analisada por Kotscho, que é a mesma aí de cima, está registrada como "lula-rainha-obama". Pode não significar nada, mas para mim é igual o Kotscho olhando foto do chefe, ou melhor ex-chefe: revela muita coisa.

Bem, usando o critério do ex-secretário de imprensa do Lula, dirigentes como Ângela Merkel, a primeira mulher a dirigir um governo na Alemanha, está — vá lá, vamos usar seu genial título — mal na foto. Do grupo dos 20, além da Alemanha também países como a China, Índia e pelo menos dez outros estão bastante desprestigiados mundialmente.

Esse é o Kotscho, ele que era um dos mais capacitados assessores de Lula. E pelo que escreve continua na assessoria informal. Lula está bem de assessores, mesmo os informais.

Levando em conta sua análise vamos ser nós e o país do Obama o centro da solução desta crise econômica mundial. Ainda nem, que estamos cheios das bufunfa, com dinheiro de sobra até para emprestar para o FMI.
......................
POR José Pires

Nenhum comentário: