segunda-feira, 13 de abril de 2009

Um país de todos pedintes

Estas duas histórias apresentam todos os ingredientes da construção de um país dos coitadinhos. Na primeira, a assistente social parece lamentar que o casal que busca o Bolsa Família cuide bem dos filhos apesar de viverem uma situação econômica difícil. E na segunda temos uma universidade exigindo como base para a obtenção de um direito que a pessoa se faça de vítima.

Este Brasil menor, de seres humanos submetidos a um sistema que faz do cidadão um torna pedinte, é um processo em andamento. E é do interesse de um partido que faz do Estado um esmoler caridoso que cinicamente distribui migalhas aos esmoladores criados por sua própria inépcia e má-fé.

É um sistema que precisa da inserção de vítimas o tempo todo. A manutenção do poder pede isso. E os eternizados palanques eleitorais também.

Para isso, em vez de investir na Educação, sempre é mais lucrativo criar programas para os jovens que ficaram para trás no aprendizado. E em vez do emprego digno, criam as políticas assistencialistas só com porta de entrada.

No final, não deixa de ser um projeto de poder muito bem elaborado. É um governo que não só ajuda os necessitados como também cria cada vez mais necessitados para serem ajudados.
............................
POR José Pires

Nenhum comentário: