quarta-feira, 21 de abril de 2010

Biblioteca internacional

Para não ficarem dizendo que só critico, aí vai uma dica de leitura para o presidente Lula fortalecer teoricamente sua nova e revolucionária política externa do olho no olho. A viagem para fitar as compreensivas pupilas do iraniano Ahmadinejad é no mês que vem, ainda dá tempo de ler este clássico da auto-ajuda. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie, é bastante conhecido. Se não é o primeiro do gênero, pelo menos é o mais famoso no quesito antiguidade.

Sei que pode ser pesado para o presidente da República que disse às crianças do Brasil que é melhor encarar uma esteira de ginástica que pegar um livro para ler, mas pode-se dar um jeito. Na realidade, pelo barrigão dá para ver que ele não pega nem um nem outro, porém, se Lula não tiver coragem para encarar sozinho a leitura, alguém do Palácio pode ajudar. Dilma não está mais lá para o papel de faz-tudo, mas a Eunice pode dar uma mão. Leia para ele, Eunice, vai.

É edição bem antiga, de 1947, e até que está com um preço baixo. Custa apenas 20 reais no site Que Barato. O frete é de graça. Lula pode reclamar do estado de conservação, mas com paciência será possível convencê-lo que este aspecto de usado dará um ar mais especial à sua biblioteca particular. O volume ficará muito bem ao lado dos outros dois ou três livros e, manuseado como está, servirá também para convencer que pelo menos este exemplar de sua biblioteca foi lido por alguém.
.......................
POR José Pires

Um comentário:

Newton Moratto disse...

AUDIOBOOK

Vou reforçar a dica e a idéia como um todo. Que tal criar aqui um rol de livros para leitura presidencial, mesmo que se saiba que nada vai adiantar. Talvez a Dilma aproveite.

Há uma outra saida interessante e atual para o presidente: audiobook. Só vai ser ruim se for aquele som metálico, voz eletrônica, artificial. Eu prefiriria isto a ouvir a voz, por exemplo, do Marco Aurélio Garcia ou mesmo da Eunice.

A do Tarso Genro, com aquele sotaque característico, talvez fosse legal. desde que no texto tivesse a palavra "republicano".
José Dirceu nem pensar. A não ser que me garantam que no livro não exista a expressão "eu repilo". Se tiver eu repilo.

Tem tantos outros, o Delúbio Soares, o Silvio Land Rower, José Genoíno. O livro só custa 20 reais mesmo.

Quem vai ler não importa, se a leitura será por audiobook ou cochichando alí no pé do ouvido.Importante é aceitar a dica e estar preparado para o grande encontro com mais um ditador.

Nós brasileiros, mesmo distantes de Ahmadinejad e do encontro, vamos ficar aqui de butuca. De olho na política do olho no olho.