sexta-feira, 23 de abril de 2010

Desconsertos que desconcertam

No site da Veja, Augusto Nunes tem coletado as falas da candidata pelo Brasil afora e analisado ponto por ponto suas estranhas opiniões. As frases literais de Dilma que ele publica em seu blog, me deixam sempre curioso como é por dentro alguém que produz algo tão desconexo, de forma tão fragmentada e simplória que muitas vezes até nós, que torcemos contra, ficamos constrangidos. Mas não deixa de ser interessante imaginar a confusão entre os neurônios na busca de uma sinapse que no final não se concretiza. Ou, para Dilma entender melhor, O Tico e o Teco, coitados, separadinhos.

Ainda ontem Reinaldo Azevedo destacou em seu blog frases da candidata de Lula no programa Brasil Urgente de José Luiz Datena, da Rede Bandeirantes, numa entrevista com certeza arranjada. O apresentador parecia um ministro lulista. Até consertou falas da candidata.

Em determinado momento, ao responder se acredita em Deus, ela embaralhou as coisas como sempre e inventou uma deusa para o catolicismo. Ora, é espantoso que com tantos ex-seminaristas no governo Lula, ela nunca tenha tido um papo sobre monoteísmo. O Frei Betto não serviu nem para isso? Mas vejam o que ela disse:

"Olha, eu acredito numa força superior que a gente pode chamar de Deus. Eu acredito e… E acredito, mais do que nessa força, se ocê (???) me permitir, acredito na força dessa deusa mulher que é Nossa Senhora."

Desesperada para seduzir o eleitorado feminino, produziu esta besteira. Mas ela não parou por aí. Nem com um roteiro de programa que parecia ter sido acertado com seus marqueteiros de campanha ela conseguiu se sair bem.

Tão chapa-branca quanto o Datena, nem o Franklin Martins. Outros blogs também destacaram trechos da entrevista. Dilma diz: "Lula fez o melhor governo dos últimos tempos". Datena conserta: "Dos últimos tempos, não. Da história do país".

Mas as barbaridades com a língua portuguesa e o massacre do raciocínio têm se repetido pelo país afora. Augusto Nunes é o que mais diverte os leitores com as falas de Dilma recolhidas em variadas entrevistas. Vejam como são as coisas, agora a gente se surpreende, mas esta mulher sempre esteve aí nos últimos anos. Mas acontece que Lula desviava a atenção. Concentrados nas besteiras dele, não reconhecíamos que havia alguém com o mesmo talento ao seu lado. Será que não era tática do intuitivo Apedeuta?

Ontem Nunes trouxe uma entrevista transmitida pela Rádio Jornal, de Pernambuco. O jornalista da Veja transcreve as falas em seu blog respeitando a singular dicção de Dilma. Uma explicação dela sobre o jeitinho brasileiro já é uma das melhores peças numa campanha que ainda está no começo e promete muito.

Fala Dilma: "“O jeitinho é algo que a gente tem de achá que não é um jeitinho só, é estratégia de sobrevivência dum povo sofrido. E nesse sentido que eu falo que ele tem um aspecto que a gente tem de dizê que ele se a gente dé oportunidade ao povo brasileiro, dé educação e dé condições de vida, ele mostra toda a sua criatividade. Inclusive, eu desconfio que nós seremos um dos povos mais capazes de criá e inová, sabe, de inventá, porque é surpreendente isso no brasileiro, que é essa, eu acho assim, essa ginga de corpo, no bom sentido da palavra”.

Quem gosta de se rir das gafes do Enem ou de exames vestibulares está se divertindo no lugar errado. Aqui ela fala do lado ruim do jeitinho: "O que é ruim do jeitinho é que você se permite coisas que ou não são legais, né, isso não é bom, isso de fato tem de ser condenado, ou são espertezas, vamo botá assim essas espertezas entre aspas, são espertezas que pode prejudicá as outras pessoas, isso não é bom”.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: