sexta-feira, 30 de abril de 2010

Maravilhas da natureza

Sigo com atenção os escritos do deputado cassado José Dirceu. Tenho um blog onde a política é um tema importante e então faço como obrigação. Para compreender os hábitos dos peixes-piloto da blogosfera chapa-branca é imprescindível acompanhar os tubarões. O peixe-piloto segue colado ao tubarão e eu atrás, sapeando para ver o que está sendo tramado.

Tenho um desconforto com o uso de imagens de animais para identificar mazelas humanas, mas às vezes é a melhor forma de comunicar uma idéia. A raposa, pobre coitada, nunca teve nada a ver com mensalão, aloprados ou currículos falsos. E o lobo é um animal em extinção.

Na natureza, o peixe-piloto aproveita parte dos alimentos do tubarão e limpa as brânquias do bicho. É o chamado mutualismo. Aquele monte de peixes-piloto se associam ao tubarão para a sobrevivência das duas espécies. Na política também é assim. E com as modernas tecnologias, peixe-piloto tem até blog.

Mas não é disso que eu queria falar. É que nessa atividade de acompanhar o que o José Dirceu escreve (ou melhor, publica, pois duvido que seja ele o autor de tudo que assina) e que faço sem pagamento de insalubridade ou qualquer outro mimo, mesmo que seja do BNDES ou uma boca na TV Brasil, de vez em quando me deparo com coisas verdadeiras. E aí tenho que dar o braço a torcer (Ui!) e observar que até petista fala a verdade.

Hoje no blog do Ricardo Noblat, agora há pouco, me deparo na cabeça da página com o artigo de Dirceu. O Noblat publica sempre e não sei se o Dirceu é pago pelo material. Vejo que o dono do blog ainda não corrigiu a identificação do ex-ministro do Lula e acho que jamais irá fazê-lo. Mas, de qualquer forma, levanto sempre a questão e não é por birra política, não. É um fato técnico. Está errado identificar José Dirceu como "advogado e ex-ministro da Casa Civil" como o Noblat e tantos outros fazem. Esse pessoal não lê o manual de redação?

Isso desinforma o leitor e acho que é até contra os próprios princípios do Dirceu, que está sempre reafirmando um suposto compromisso com a História. Bem, compromisso ele tem é com o Supremo Tribunal Federal, onde é réu no inquérito do mensalão. Responde por corrupção ativa, pois seria o chefe do esquema de suborno de parlamentares.

Mas, voltando ao compromisso com a História, quem escreve tem que ter compromisso também com o leitor. Por isso digo sempre que é necessário identificar o nosso articulista preferido como "deputado cassado por falta de decoro". Eu poderia ser acusado de preciosismo se pedisse que botassem que o homem é processado no STF. Isso pode deixar pra lá. Mas que ele foi cassado, ah, isso é um fato. Currículo é currículo, santinho.

E a verdade escrita pelo Dirceu no artigo? Como costuma acontecer com a verdade, é muito simples e já vem no primeiro parágrafo. Leiam: "Há uma semana escrevi neste espaço que, nas eleições presidenciais de 2010, já estão à solta mais lobos em peles de cordeiro do que podemos imaginar".

Nunca pensei que fosse um dia escrever isso, mas concordo com o José Dirceu. Por isso que insisto que o Noblat devia identificar melhor o "advogado e ex-ministro da Casa Civil". Olha o lobo, olha o lobo!
..............
POR José Pires

2 comentários:

Ana Luiza disse...

Tem razão, não deve ser o José Dirceu que escreve. É tanto texto dele que se fosse mesmo escrever não teria tempo para fazer política e os lobbyes. Mas o tom do que ele anda escrevendo/publicando mostra que eles estão preocupados.

Newton Moratto disse...

A LINGUAGEM DO ZÉ DIRCEU

A propósito de se dar uma espiada no que o ex-deputado cassado José Dirceu diz em seu blog, também costumo fazer umas incursões por aquelas paragens. A razão deste sacrifício é o de também acompanhar sua movimentação e a dos que seguem as ordens do comandante mor do partido e coordenador da campanha de Dilma. Nesse diapasão é sempre bom saber o pensamento do chefe da quadrilha do mensalão, tal como o (des)qualificou o Procurador da República.

É de fácil constatação que dada a ordem ao bando e os correligionários começam a cumprí-la sem hesitação. A última foi a de criticar o vocabulário usado por Serra recentemente em entrevista a um programa policial de televisão. É que o candidato prometeu criar o Ministério da Segurança Pública e afirmou que "bandido tem de ser enfrentado com dureza" e falou em "engaiolar" os criminosos.

Dirceu é contra a criação do ministério e criticou a linguagem utilizada por Serra para se comunicar com o público. Afirmou que "A única novidade agora é a linguagem chula e agressiva que lembra a direita sobre (sic) a repressão”

Fiquei pensando: será que este papo de criticar o linguajar serrista é sério mesmo ou é em razão do início da campanha eleitoral e Dirceu ter de cumprir o papel para o qual se escalou? Ou, por outra, em virtude da ação que responde no STF está antevendo o seu desfecho e com medo de “bandido ser enfrentado com dureza” e ser “engaiolado”, advoga em causa própria? Outra hipótese é a de que está com ciúme de Serra, já que esse negócio de atingir eleitoralmente a classe popular é monópolio de Lula que, como todos sabem, se vale sempre de uma linguagem estilizada, culta, escorreita e elegante.

É difícil saber o que passa na cabeça do Zé. Uma coisa é certa: o bando que é controlado “ideologicamente” vai pegar o mote e começar a cumprir a tarefa dada pelo comandante.