sábado, 24 de abril de 2010

Meiguice Serra errou o alvo

Falei aqui há poucos dias do site Meiguice Serra, onde eram postadas fotos de internautas imitando a capa da revista Veja que traz o candidato tucano numa pose que chamou a atenção de todos recentemente. Até disse que era provável que viesse de partidários de Serra a iniciativa da criação do site, mas isso já está comprovado que não é.

O Meiguice Serra parece ter sido um tiro pela culatra. Ou até no pé. Por isso mesmo foi fechado ontem. Na explicação para o fechamento, o autor ou autores, que até agora não foram identificados, dizem que a intenção era fazer uma crítica ao jornalismo brasileiro, que eles julgam ser “uma grande piada”. O site seria também, segundo a explicação, uma denúncia sobre a manipulação da opinião pública pelas imagens.

É claro que tudo isso é lorota. Pelo jeito fizeram um site pensando que as fotos de leitores imitando Serra teriam um efeito negativo para a imagem do candidato, mas aconteceu o contrário.

O site acabou tornando-se um fenômeno, com muitos internautas enviando fotos, mas ao contrário do que teriam pensado os autores de Meiguice Serra, no conjunto o resultado estava sendo favorável não só ao candidato como também para a revista.

Até a Veja gostou da idéia. Em uma notícia postada anteontem, eles diziam que o site que usa a capa da revista transformou-se rapidamente em um “viral”, que é o nome da divulgação espontânea de um tema ou de um produto na internet.

Porém, o que deve ter levado ao fechamento do Meiguice Serra foi a ausência total de rejeição do candidato dentro da brincadeira proposta pelo site. As fotos publicadas (que foram todas apagadas) traziam poses simpáticas, com brincadeiras sem nenhum sentido agressivo e, cá pra nós, de gente muito bonita, o que reforça a impressão de que entre petistas a iniciativa não colou. Ou seja, nada do que se esperava aconteceu.

O alvo não só deixou de ser atingido como também acabou sendo beneficiado. Se o site não era mesmo de petistas, ele também não pode ter sido criado por supostos críticos da mídia como o alegado na nota de fechamento. Como o comportamento dos internautas foi o reverso do esperado, isso abriria novas perspectivas para a proposta. Desse modo, se o site tivesse mesmo nascido fora de intenções partidárias, o prosseguimento do projeto poderia trazer resultados até mais interessantes do que o esperado.

E a retirada do ar de forma tão repentina parece mais em razão do temor eleitoral de que o Meiguice Serra se transformasse em um ponto de valorização da imagem do tucano. E é o que vinha acontecendo até agora.

E este resultado em relação à rejeição de Serra, que foi praticamente nulo, também deve servir para os petistas botarem as barbas de molho. Se é que a ordem de fechamento não é por conta de pelos já bem encharcados.

A intenção de criar um espaço semelhante à ranzinzice da blogosfera petista levou um chega-pra-lá espontâneo dos internautas, que não atenderam ao apelo dos autores do site com o mau-humor que eles esperavam.
......................
POR José Pires

3 comentários:

César disse...

a brincadeira continua, agora no wordpress:

http://meiguiceserra.wordpress.com/

mas é outra moçada que tá fazendo, continuando o viral.

Eduardo Graeff disse...

O problema dos petistas é que eles não são sérios mas se levam a sério. Senso de humor zero.

Acho que vou meigar no site novo...

Ex-Petista disse...

Vixi, que serviço porco, hein. Não acertam uma, mas também só pensam em maracutaias. Nâo pode sair nada bom desse tipo de cabeça.