segunda-feira, 26 de abril de 2010

Melhorando a imagem

Mas vamos às bobagens de Dilma. Desconcertam a platéia, mas também desopilam o fígado. Lula também é um bestalhão, mas o problema para criticá-lo neste aspecto é que montou-se uma barreira em torno da sua imagem. No Brasil ninguém tem dificuldade em entender que, pela falta de estudo, o porteiro não tem capacidade para ser o administrador do prédio. Mas exigir isso do presidente da República é preconceito.

E como bom malandro, Lula se valeu sempre disso. O escudo foi história do operário, coisa que ele foi bem pouco, mas não há o que fazer quanto a isso por enquanto. Mas a questão é que sua candidata está em outro patamar. E não é possível blindar contra críticas alegando preconceito. Erro de linguagem ou até de ortografia mesmo em Lula é pitoresco. Em Dilma o problema pesa.

Como malandros, tentaram várias vezes puxar a condição feminina da candidata como novo escudo. Mas qual é a mulher hoje em dia que quer ser tratada como coitadinha? Por isso não pegou. Mas vamos a essa bobagem de usar a foto de Norma Bengell numa passeata contra a ditadura militar na década de 60. O site pegou a foto e trabalhou graficamente de um jeito que confunde Norma com a candidata.

Pelo ângulo da foto e o modo como foi usada, numa sequência cronológica, cria-se mesmo a impressão que é Dilma que está na cena de protesto contra a ditadura. O corte de cabelo atual de Dilma e o da atriz na foto também é parecido. Tem bastante gente na passeata, com várias mulheres à frente. Pois o site destacou exatamente o ponto onde está Norma Bengell. Ninguém é besta de engolir as explicações oficiais que vieram da campanha petista. Essa manipulação é até amadora. Não somos do ramo da falsificação, mas conhecemos bem a técnica.

Mesmo sem a malandragem do uso da foto, esta sequência já seria um erro sério de comunicação. No período dos anos 60 Dilma estava na luta armada. Não fazia parte da oposição democrática e ponto final. Lembrar dessa época no site da candidata e ainda mais com uma foto de uma passeata pacífica é muito amadorismo.

O PT tem uma candidata interessante. Para eles ninguém no passado fez as coisas direito. E a candidata deles fez a luta armada.

Duma situação dessas não tem Norma Bengell que salve. O engraçado é que a coordenação da campanha já concordou que é possível a interpretação que se fez da montagem. Mas a foto ainda está no site. Ô pessoalzinho ruim pra apagar incêndio.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: