sexta-feira, 9 de abril de 2010

Sic, companheiro

Lula fala. E a gente ouve, os jornalistas anotam e publicam. Ele naturalmente pensa que a repercussão é pelo fato dele ser esperto, intuitivo, um homem de fraseados criativos e inteligentes. Mas sabemos que é só porque ele é presidente. Mais uns meses e ele perceberá como é de fato.

Ontem ele foi ao evento promovido pelo PCdoB para oficializar o apoio para a candidata dele. E que tem de novo? Nada, é claro. É a bobajada de sempre, mas gostei de uma novidade que vi ao sapear nos sites e blogs. Estão colocando "sic" nas frases do cara para identificar que o problema não é digitação ou o ouvido do repórter.

O problema é o cara mesmo. Vejam a frase: "Vocês vão fazer campanha para uma mulher cuja história é motivo de orgulho. Se eu conhecesse ela (sic) antes de ser candidato, eu não seria (candidato), porque teria indicado ela (sic)".

Sei que em muitas ocasiões fica impossível identificar com a expressão "sic" os erros de Lula, pois seria "sic" para todo lado. Colocar "sic" em frase do Lula pode parecer também pleonasmo. Mas quando o absurdo pesa demais, não deixa de ser uma boa medida. Pelo menos para não infuenciar mal nossas crianças.

No evento partidário, Lula desafiou a legislação eleitoral. Até chamou sua candidata de "futura presidente do Brasil" e também ironizou a Justiça, repetindo o que tem feito desde que foi multado pelo TSE. Os jornais noticiam também que Lula cancelou uma reunião da Comissão de Éica da Presidência para ir ao ato do PcdoB. Aí já parece coisa de marqueteiro, para dar um realce simbólico ao gesto.

Bem, isso tudo mereceria também um um "sic", desta vez moral. Coisa também muito normal, pois quase tudo o que esse governo faz merece um "sic".
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: