quinta-feira, 29 de abril de 2010

Faltou ABC na lista muito louca da Time

Escrevi abaixo sobre a lista muito louca da revista Time, na eleição dos 25 líderes mais importantes divulgada hoje no site da revista. Procurei fazer um relato mais aprofundado para mostrar a falta de seriedade deles com os fatos, coisa que vem de muito longe.

Agora, no final da tarde, foi esclarecido pela própria direção da revista que Lula está em primeiro lugar no site apenas por uma ordenação editorial. A revista considera como um todo a lista de 25 líderes, sem utilizar um ranking.

No Brasil, a confusão foi estimulada pela pressa dos sites brasileiros em dar a notícia. Pressa e conveniência, é claro, pois com Lula em primeiro lugar este assunto renderia durante muito mais tempo.

O setor de Relações Públicas da revista explicou a decisão de colocar o nome de Lula no início da lista, com o número 1 a frente: "Os editores da revista consideraram que seria mais interessante colocar o texto de Michael Moore sobre Lula como o primeiro, o que não significa que exista um ranqueamento."

Ah, bom. Mas o fato é que lá está a lista [PS: À noite a revista retirou a numeração] fazendo a confusão. Se o critério não é a classificação de 1 a 25 deviam ter publicado em ordem alfabética.

Essa história está parecida com o relato de Peter Drucker que relatei no texto abaixo, quando confundiram seu beagle velho com um feroz cão pastor alemão.

De qualquer forma, mesmo que o nome de Lula vá para baixo da décima linha, (onde estaria se fosse seguida a ordem alfabética), continuo achando a lista muito louca. É totalmente sem sentido.

O que faz sentido, porém, é a escolha pela revista do documentarista Michael Moore para fazer o texto cheio de elogios ao governo Lula. É o doido ideal para a tarefa.
..............
POR José Pires


Nenhum comentário: