quarta-feira, 30 de junho de 2010

Credibilidade pra lá de discutível

É claro que não há como não suspeitar de que o sobe e desce seja por problemas de relacionamento de Ciro com os institutos de pesquisa. Sobre o presidente do instituto que no Brasil até tornou-se sinônimo de prestígio, o Ibope, ele foi até violento. Sobrou até pra mãe do Montenegro.

Montenegro optou por não por a limpo esta grave acusação, que não pode ser vista como pessoal, é bom deixar claro. O que Ciro Gomes fez foi atingir a empresa de pesquisa. E como estava irritado demais com sua queda recente, o deputado abriu o jogo que todos sabemos bem que ocorre entre políticos e institutos: "Pesquisa é fraude"

Se Montenegro acha que não tem importância que um presidenciável, que foi inclusive seu cliente, diga que ele é ladrão, é problema do presidente do Ibope. Mas os jornalistas não deveriam tomar uma atitude séria em relação à este e tantos outros casos que envolvem os institutos de pesquisa?

Num país sério e até em países não tão sérios assim, mas com uma imprensa que trabalha com rigor a informação, um instituto de pesquisa cujo presidente aceita ser chamado de ladrão deixaria imediatamente de ser referência para qualquer assunto político.

E um instituto como o Vox Populi, que tem um presidente escrevendo artigos da maior parcialidade em época de eleição também teria sérias dificuldades para encaixar os números eleitorais de sua empresa no meio do noticiário.

Mas não é o que acontece no Brasil e com isso vai-se ampliando o abismo moral que impede isso aqui de tornar-se uma Nação decente.
......................
POR José Pires

Nenhum comentário: