sábado, 26 de junho de 2010

O Twitter que calou o melhor tuiteiro da política

A crise na campanha tucana começou de uma forma que parece piada. O senador Sérgio Guerra, coordenador de campanha de Serra, resolveu passar um segredo para o ex-deputado, cassado ainda por cima, Roberto Jefferson.

Jefferson detonou a bomba anteontem e se assumirmos a paranóia que este momento propicia, seu comportamento desde então dá a impressão de que ele entrou na campanha do Serra a mando do Lula.

Neste drama eu gosto bastante da perspicácia do senador Guerra. Ele tinha na mão uma questão de grande importância estratégica na campanha, algo do maior sigilo e deve ter pensado de imediato: "acho que vou passar essa notícia para o Roberto Jefferson. Mas preciso avisar que é segredo".

Bem, Guerra deve ser novo no Brasil. Jefferson colocou a novidade no Twitter, numa tarde em que ele estava mais embaladão que de costume. Pelo que dá para entender nos posts, o ex-deputado e presidente do PTB estava passeando de moto num giro de motociclistas pelo interior de Minas Gerais. Na sua página ele se apresenta com “advogado, Presidente do PTB, cantor amador e motociclista”. A maiúscula em Presidente é dele.

Estava uma tarde animada — “Céu azul anil, com nuvens carneirinho branco”, escreveu ele. Jefferson acelerou legal. Ainda menos que motorista, motociclista não pode beber, é claro, mas as tuitadas que ele foi dando durante a viagem dão a impressão de que algum estimulante ele deve ter botado pra dentro. Ou foi o vento da estrada entrando pelo nariz, coisa que oxigena o cérebro de um modo alucinante.

Uma tuitada que ele deu, definindo sua categoria. A dos motoqueiros, não dos políticos: “Tal mulher, tal moto. A mulher dos harleyros são baixas e encorpadas. As dos bmw são altas e esguias. Na rua ou em casa a montaria e igual”. Como conceito em uma eleição com duas mulheres como adversárias e na qual o voto feminino deve ser definidor, um pensamento desses vem bem. Para o adversário, é claro.

Jefferson estava impossível, com o perdão da redundância. Outra tuitada, que está repercutindo bem entre os adversários até agora foi quando ele escreveu que "O DEM e uma merda!!!”. Logo depois pediu desculpas no próprio Twitter, dizendo que não era para ser publicado. Seria só uma resposta para outro tuiteiro. Ou seja, ele acha mesmo que o aliado é aquilo que ele tuitou.

Tem muito mais coisas em sua página. Foi um dia bem agitado e Jefferson escreveu bastante. Algumas notas podem criar muitos problemas para Álvaro Dias em suas bases paranaenses. O senador cuja escolha para o vice deu neste barulho todo terá muito que explicar para seus eleitores. As tuitadas de Jefferson para Dias são só elogios, o senador chega a ser chamado de “irmão”.

O Twitter de Roberto Jefferson deve ter “bombado” de acessos, como se diz na internet. Porém, o que ele fez ontem acabou calando exatamente o Twitter de maior sucesso no meio político e um dos mais acessados na internet: o de Serra.

Serra não posta nada desde a madrugada do dia 24. Depois disso só deu Jefferson no Twitter. Talvez não dê para chutar o petebista da aliança, afinal hoje em dia qualquer minutinho de horário gratuito na televisão é muito precioso. Mas será que não dá para tirar o Twitter da mão dele?
......................
POR José Pires

Um comentário:

Anônimo disse...

O Roberto Jefferson pensa que o Twitter é brinquedo.