segunda-feira, 7 de junho de 2010

Semelhanças com Belíndia

Sei que o Brasil anda numa Bélgica danada, embalado pelo gogó do Lula, mas sempre é bom lembrar daquele lado que pesa um bocado na nossa identidade, a Índia, sem a qual não seríamos a Belíndia que somos.

Esse negócio de resolver problema nuclear do Irã, dar de dedo nos Estados Unidos, além de outras façanhas, pode deixar o brasileiro nos ares. Então puxemos uma notícia para descermos ao nível da realidade.

Saiu o veredito do julgamento dos acusados da tragédia de Bhopal, o vazamento de gás tóxico que matou milhares de pessoas — 3,5 mil conforme dados oficiais, mais de 7 mil, segundo outras fontes. O vazamento aconteceu em dezembro de 1984 e, desde então, o caso vem rolando de corte para corte.

Organizações que se dedicaram ao caso afirmam que desde o incidente, cerca de 20 mil pessoas teriam morrido até hoje em razão da ação do veneno. Outras 600 mil teriam tido a saúde afetada.

O veneno que vazou da norte-americana Union Carbide teve efeito rápido. As mortes ocorreram em três dias. Até hoje Bhopal tem uma alta taxa de enfermidades e de crianças portadoras de deformidades de nascença.

Foram 25 anos de espera para que os alguns culpados fossem punidos. Parece um país conhecido nosso, não? Pois é, mas as penas recebidas por eles na Índia também fazem a gente se sentir em casa.

A justiça da Índia condenou oito pessoas a dois anos de prisão cada uma. E os condenados, entre os quais estão executivos da Union Carbide, ainda podem apelar da decisão.

Não sei como é na Índia, mas na nossa Belíndia ninguém iria dar trabalho para o sistema penintenciário. Aqui seria bem grande a possibilidade dessa condenação cair para zero.
......................
POR José Pires

Nenhum comentário: