quarta-feira, 30 de junho de 2010

Pondo a mãe no meio das pesquisas

Para os institutos de pesquisa vale a opinião de Ciro Gomes, que foi expelido da eleição por Lula. O deputado que já foi cearense tem itimidade com este assunto. Ciro vem construindo nas últimas três décadas o poder da oligarquia cearense da qual é o líder.

Na eleição de prefeitos, vereadores, deputados, enfim na construção do suporte político das oligarquias políticas os insitutos de pesquisa são uma ferramenta indispensável. Em cidades menores, esta ferramenta faz uma dobradinha invencível com o domínio da comunicação, com o mando sobre jornais, televisões e rádios.

Sua experiência, portanto, é imesa. E o que ele acha disso tudo? Ainda no ponto alto da ebulição causado pela rasteira que levou do lulo-petismo e um pouco antes de submergir, como faz sempre quando entra em crise, Ciro Gomes deu sua opinião sobre as pesquisas no Brasil.

“Pesquisa é fraude”, ele disse. Sobre dois institutos de pesquisa que norteiam o noticiário político, ele foi direto: “O Ibope e o Sensus fazem qualquer negócio”. E para expressar sua opinião sobre o conteúdo da relação entre institutos e os políticos, ele afirmou: “Montenegro, do Ibope, vende resultado de pesquisa". Diante da surpresa do jornalista, Ciro até reforçou esta afirmação: "Ele vende até a mãe pra ganhar dinheiro”.

Ciro Gomes deve saber muito bem do que está falando. Não tem eleição presidencial em que seu nome não seja referência das pesquisas. É só começar as especulações, para que ele surja em alta nas pesquisas sem que haja nenhum motivo aparente para que a população tenha uma recordação tão forte e precisa sobre seu nome.

Ainda mais interessante é que por causa disso ele também vira referência no noticiário. E como ele tem falas sempre sensacionais, é sua opinião que tem a maior acolhida. Ciro é de uma facilidade funcional que delicia nossos jornalistas. Para trabalhar de outra forma eles teriam que pesquisar mais, trabalhar melhor o texto e até ler um pouco. Sim , não é só o Lula que não lê.

Deliciados com esta facilidade, os jornalistas até se esquecem de questões importantes na eleição de um presidente a República como, para ficar apenas em poucas delas, como Ciro Gomes governaria sendo o que é, um político sem partido, sem base política e com um perfil autoritário e desagregador.

Mas o que faz o nome ter sempre de uma instabilidade perturbadora nas pesquisas? É outro fato misterioso e interessante. Nas pesquisas seu nome serve tanto para desconstruir uma candidatura como para construir outra. Em alguns casos, faz os dois serviços ao mesmo tempo. Talvez isso explique o ziguezaque pra cima e pra baixo.

O seu é o nome do sobe e desce. Vai de helicóptero, mas logo pode descer feito em tobogã. Mas acaba descendo e sempre na hora certa, para dar lugar a outro, que sobe também no momento exato. Deve ser por isso que alguns chamam de "cientificas" estas pesquisas. A única exceção foi esta agora, quando Lula prevendo um descontrole da situação, empurrrou o companheiro pra fora em pleno vôo. E sem paraquedas.

Ciro começa lá no alto e logo desce de forma rápida, sem que haja explicação lógica sobre o que o levou para tão alto e qual foi o fenômeno que o fez descer. Logo pode subir novamente, sem nenhuma razão que explique. A lei da gravidade é que não é, pois no Brasil esta lei, como tantas outras, não interfere no processo eleitoral.

Montenegro do Ibope resolveu deixar pra lá as acusações do político, que também já foi seu cliente. Aí volto a lembrar que uma imprensa respeitável jamais daria espaço para as opiniões do presidente do Ibope até que o que Ciro falou ficasse bem esclarecido. E pesquisas eleitorais de seu instituto, o Ibope, nem seriam mencionadas.
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POR José Pires

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