quinta-feira, 10 de abril de 2008

Acredite se quiser



As duas fotos são as mesmas, com a diferença do retoque na foto da esquerda feito para eliminar a frase “Fora Serra”. O serviço sujo é da revista Istoé. Em uma reportagem sobre o MST publicada na edição desta semana fizeram a manipulação da foto em um programa conhecido como Photoshop, o mesmo que retira celulites, aplaina bundas, alisa coxas, alarga e empina seios, além servir para outros retoques mágicos nas fotos de mulheres nuas.

O recurso é também bastante usado em campanhas políticas. Além de tirar manchas de corrupção, os marqueteiros eliminam também cravos, manchas da pele e até verrugas da cara do freguês. Além de passar o tradicional óleo de peroba, é claro.

O problema é que esse negócio vicia. Então alguém da redação da Istoé quis deixar o governador José Serra mais bonito na foto e retocou a imagem feita durante um protesto do MST contra a privatização da Cesp, em São paulo.

O editor-executivo da agência Istoé, César Itiberê, confirmou a adulteração. Para a Folha de S. Paulo, detentora dos direitos da foto, o jornalista disse que “houve realmente manipulação por Photoshop da imagem dos sem-terra”, mas tentou consertar a besteira afirmando que foi com “com intenção absolutamente estética".

Itiberê disse também que não veio nenhuma ordem de cima para que tirassem o “Fora Serra”.

Bem, se foi excesso de zelo de puxa-saco do governo de São Paulo, trata-se de um péssimo puxa-saco: a emenda foi mais prejudicial para o governador do que se tivessem deixado a manifestação de protesto.

Mas o governador Serra que se cuide. As “intenções estéticas” da redação da Istoé ainda podem aplicar com Photoshop uma bela cabeleira no lugar de sua careca. E vai pegar mal.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: