quinta-feira, 3 de abril de 2008

Entrevista repercute pela internet

Em outros tempos, não haveria espaço para Ilzamar Mendes fazer em público a discussão sobre a desorientação ética que ex-parceiros agora poderosos estão fazendo com o legado de seu marido. A partir de um blog no norte do país, a voz de Ilzamar repicou em sites e blogs pelo mundo afora e está causando preocupação na cúpula petista do estado e, tenho certeza, também na cúpula nacional. Não duvido que gabinetes bem próximos ao presidente Lula já estejam manobrando na tentativa de acabar já com este debate.

O problema para o PT nacional é que este ano comemora-se os 20 anos do assassinato do seringueiro do Acre, que hoje é um mito internacional. Ilzamar Mendes é presidente da Fundação Chico Mendes, que zela pela memória do marido assassinado, e tanto neste papel quanto no de viúva indignada disposta a resgatar o legado de Chico Mendes pode causar um bom estrago na imagem do partido e também do governo petista.

Ilzamar Mendes ainda é uma das referências políticas mais importantes quando se fala em Chico Mendes até no plano internacional e certamente é a relação mais forte com sua memória pessoal, pois, afinal, foi em seus braços que o líder seringueiro deu os últimos suspiros depois dos tiros que tiraram-lhe a vida.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: