quinta-feira, 24 de abril de 2008

Até Nero tinha um lado bom

Mas o estadista que deve encantar mais Lula se ele resolver um dia ler alguma coisa é Nero, imperador de Roma entre 54 e 68. Nero tinha seu lado bom, apesar de tentar matar a mãe, Agripina, algumas vezes. Acabou conseguindo, mas isso é outra história.

O governo de Nero tinha algo que Lula vai achar um, digamos assim, lado bom. Ele não se preocupava com Congresso, Câmara, Justiça, esses negócios que "atrapalham" governar. Oposição então, nem pensar. Se achasse que estavam lhe fazendo oposição Nero simplesmente mandava a pessoa se suicidar. E ninguém se virava para o lado e fazia comentários desrespeitosos como "o cara andou bebendo cedo" ou "bem que o Larry Rohter tinha razão". Tinha que se suicidar.

Quer mais lado bom? Nero também era apaixonado pela arte dramática e pelos espetáculos, por isso era poeta e músico O Lula vai amar esse cara. Foi o período mais quente do grande circo romano, só não teve megacampo de petróleo porque isso não era um assunto de época. Os primeiros anos de seu governo foram considerados os mais felizes do império romano. E fez um governo demagógico e populista. Nossa, quanto lado bom!

Na imagem, a efígie de Nero com cara de invocado. Esse não era seu lado bom. Quando ele acordava invocado não tinha Bush que segurasse.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: