quinta-feira, 3 de abril de 2008

Mídia pelo Brasil afora é calada por verbas

E ninguém pense que o controle da mídia, por meio de pagamentos oficiais ou não, é feito apenas sobre pequenos órgãos de cidades menores ou em estações de rádio e televisão com pouca relevância. Nada disso.

A política é exercida até sobre as retransmissoras de grandes redes como a Globo. E são retransmissoras que, na verdade, são a Globo local, como todo o poder e prestígio da rede nacional. Os donos das retransmissoras usam o prestígio nacional para obterem favorecimento local.

E isso acaba ocorrendo até mesmo em capitais de estado e grandes cidades do interior. Um exemplo ocorreu em Londrina, no norte do Paraná, quando a sociedade civil mobilizou-se contra um milionário esquema de corrupção promovido pelo prefeito da cidade. Mesmo com os cidadãos organizados em um movimento político, com sindicatos e instituições como a OAB, a TV Globo local não dava nenhuma notícia sobre o fato. Manifestações era feitas todos os sábados no calçadão da área central da cidade e, mesmo assim, nada saia na televisão de Roberto Marinho.

E isso não aconteceu em tempos antigos e perdidos na memória, na década de 50 ou 60. Foi agora, no ano 2000. O prefeito acusado de corrupção, Antonio Belinati, acabou sendo cassado em junho de 2000. Mas durante a luta pela ética na cidade, a Rede Globo não noticiava nada contra os interesses do prefeito. E como eram tempos anteriores à popularização da internet, essa trava na mídia atrapalhava muito. Para barrar as notícias sobre a mobilização contra a corrupção comandada por Belinati, soube-se depois, além da maciça publicidade oficial injetada na emissora, havia até pagamentos por fora. Em investigações posteriores surgiram cheques pagos á um editor local da Globo.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: