sexta-feira, 4 de abril de 2008

Olha a crise aí, gente

O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) apresentou hoje um relatório sobre a atual crise internacional que contém um aviso importante: a América Latina que se cuide, porque aqui não tem nenhum país inteiramente defendido. A crise econômica é democrática. O país que não se cuidar, será levado pelo maremoto.

Uma frase sintetiza bem o alerta e soa como um puxão de orelha na suposta “blindagem” brasileira tão apregoada pelo governo. “Quando um barco está navegando depressa em meio a ventos favoráveis, é difícil dizer quanto da velocidade pode ser atribuída à habilidade do capitão".

Outro aviso é de que reservas em moeda estrangeira não garantem a defesa contra a crise se a dívida interna for muito grande, o que é o caso do Brasil.

E quanto ao crescimento do mercado interno, motivo de auto-elogios constantes das autoridades brasileiras, inclusive de Lula, o coordenador do projeto do BID, Ernesto Talvi, diz: “Isso é bom? Claro, é bom, mas enfatizo: a demanda interna só é forte no Brasil porque a situação do resto do mundo é favorável. Uma crise poderá afetar fortemente essa situação".

Bem, agora só falta alguém pegar o telefone lá no BD e ligar para o Palácio do Planalto. Mas tem que falar bem claro: “Lula, cuida da tua crise!”.
........................
POR José Pires

Um comentário:

Anônimo disse...

Diferente da Fitch Ratings, que acha que os países emergentes vão salvar o mundo da crise.