quarta-feira, 2 de abril de 2008

O desabafo da viúva de Chico Mendes

Mas para quem está interessado em se aprofundar nesta discussão, a viúva de Chico Mendes, Ilzamar Mendes, deu uma entrevista ao jornalista Altino Machado que, do Acre, faz o Blog do Altino.

A viúva do seringueiro assassinado critica com rigor Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e que também é do Acre, o ex-governador Jorge Viana, que foi governador do Acre duas vezes pelo PT e também critica o atual governador, Binho Marques, também do PT. Já no terceiro mandato petista, em governos que sempre se intitularam como "da floresta", o Acre, ela denuncia, hoje é governado para a pecuária.

A entrevista é um claro desabafo contra a incoerência política e este modo de fazer política que o PT colocou em prática no plano nacional e que, pelo que Ilzamar fala, é feito do mesmo modo no estado onde Chico Mendes viveu. “Essas pessoas mataram os ideais do Chico", ela diz. “Hoje, o que é importante para essas pessoas é o poder e não os ideais do Chico. Fazem qualquer coisa para se manter no poder”, é sua crítica na entrevista, muito bem conduzida pelo jornalista Arantes, cujo blog é um dos mais respeitados do norte do país.

No depoimento, a viúva de Chico Mendes mostra desesperança com os rumos que a política tomou no país, após a esquerda alcançar o poder. Conforme ela diz, no Acre, que é governado pelo PT, ela e os antigos companheiros do sindicalista não são convidados sequer para participar de eventos que se referem à memória de seu falecido marido. “Nós não somos convidados para discutir qualquer situação”, ela conta. Até para participar do Prêmio Chico Mendes, concedido pelo governo do Acre, teve que entrar “de bicão”, como ela diz.

O texto traz uma revelação inédita. Ilzamar, que estava com Chico Mendes no momento em que ele foi assassinado, afirma que se ele estivesse vivo não estaria no PT. Dias antes do assassinato, ela conta ter sido informada que ele estava para pedir a desfiliação do PT e entraria depois no PV.

Para ler a entrevista com Ilzamar Mendes, clique aqui, e aproveite para colocar nos favoritos o blog do Altino Machado, que traz sempre um excelente material informativo sobre a região norte do Brasil. Felizmente, a internet propicia esta interação com acontecimentos do país todo, sem a intermediação da imprensa local que, com raríssimas exceções só tem boca para papar verba dos governos.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: