sexta-feira, 11 de abril de 2008

Senado bate recorde... em emprego para jornalista

Muitas das melhores informações surgem quase nas entrelinhas de um texto, às vezes como um comentário rápido, até fora do contexto do que se está dizendo.

Foi desse jeito que soubemos ontem que o Senado Federal emprega 500 jornalistas. Isso mesmo: quinhentos jornalistas. Isso dá sete jornalistas para cada um dos 81 senadores. E hoje podem até ser mais, pois o número é de 2002.

A informação saiu no blog do jornalista Mário Marona, que durante atribulados três meses do ano de 2002 foi diretor de comunicação do Senado. Marona falou dos 500 jornalistas no meio de um texto em solidariedade à Helena Chagas e Tereza Cruvinel, que estão sendo acusadas por Luiz Lobo, ex- editor da TV Brasil, a TV do Lula, de censura e manipulação do noticiário da televisão criada recentemente pelo governo federal.

Marona cita esse número imenso de jornalistas (quinhentos, repito!) quase ao acaso, quando também lembra as futricas internas produzidas contra ele por essa gente − e que o fizeram pedir demissão após três meses. A campanha de desestabilização começou quando ele se negou a assinar uma planilha que pagava 100% de horas extras aos quinhentos em pleno período de recesso, quando ninguém trabalhou no Senado.

Mário Marona, que tentou moralizar profissionalmente o setor, teve que pedir demissão. Os quinhentos jornalistas continuam lá. Na moral, companheiro...
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: