segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Colunistas da Veja estão ouriçados

É na revista Veja que estão dois dos jornalistas mais ativos no ataque à esquerda, Reinaldo Azevedo e Diogo Mainardi. Eles batem com gosto no governo Lula. Se divertem com as escorregadelas da esquerda. O caso do padre Lancelotti fez estampar um sorriso de orelha a orelha nos dois.

O fato do padre ter até entrado com ação de indenização por danos morais contra a revista, por uma matéria de alguns meses atrás, deve também estimular a agressividade. Na ocasião, Lancelotti disse que a revista havia se tornado “um panfleto político”.

Mainardi já tocou no assunto em seu “podcast” na internet e também na coluna na Veja. Ele faz jogo de palavras com duplo sentido, com insinuação sexual, lembra entrevistas do padre, faz o diabo. Mainardi é engraçado, um adversário temerário e com boas fontes.

Aliás, os dois tem boas fontes. Reinaldo Azevedo pegou o caso bem no início em seu blog e já mostrava que tinha boas informações sobre o assunto. Sutilmente apontava onde o caso iria chegar e realmente chegou. Sua aversão às opiniões do padre vêm de longe. Entre os dois há, inclusive, uma série divergência em relação aos rumos da Igreja Católica. Azevedo é católico tradicional e, pelo jeito, recém-convertido. Era trotskista. De ateu passou para católico e admirador da teologia do papa atual, o direitista Bento XVI, e este é o tipo de conservador em que a agressividade é permanente. O moralismo no cristão-novo tende mesmo a ser mais severo.

O padre Lancelotti ainda vai penar muito. Veja e seus dois colaboradores são cruéis. Mas tudo está parecendo aquela velha moral de Mateus, a do “não julgueis, para que não sejais julgados", porque também é verdade que o padre não poupava seus adversários antes de ser pego nesta embrulhada.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: