quinta-feira, 11 de outubro de 2007

CPMF e outros provisórios que permanecem

A CPMF é a cara desta República. E até mesmo a última manobra do governo Lula, a farsazinha de agora há pouco, é bem demonstrativa do peso simbólico deste tributo disfarçado. Então Renan Calheiros se licenciou da presidência do Senado? Ora, quem se licencia, pode voltar. Deve ser a tática da meia-desonra. Ou da meia-ofensa. Ou, melhor ainda, da meia-mea culpa. O homem se licencia, depois volta perdoado. O senador se dizia crucificado. Ele é o ladrão da direita ou o da esquerda?

A CPMF nasceu no governo do tucano Fernando Henrique Cardoso, idéia de um malufista (Adib Jatene), acabou sendo reformada no segundo mandato de FHC sob protestos e votação contrária do PT e agora volta à agenda política com o apoio total do PT e seus aliados, os mesmos que apoiavam a CMPF no governo FHC quando Lula e o PT eram contra. E agora a CPMF vem também com a necessidade da solução do imbróglio em que Renan Calheiros está metido.

Neste governo ou naquele, ética e projeto de governo pesam pouco. O que vale são os tributos, o que pesa é a CPMF.

Então vejamos. CPMF: idéia de um malufista, obra de FHC, continuada pelo PT e agora um subterfúgio para um sátrapa (gostaram?) como Renan Calheiros fugir das suas responsabilidades. E além de tudo é provisória.

Não há dúvida. A CPMF é a cara desta República.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: