terça-feira, 30 de outubro de 2007

UMA IMAGEM VALE POR MIL PALAVRÕESO BONDE DOS MAIORAIS

Janio de Freitas publicou na Folha de S. Paulo de hoje um belo artigo sobre a viagem de Lula à Suíça acompanhado de um grupo de governadores para festejar a indicação do Brasil para sede da Copa do Mundo de 2014. A viagem em si foi uma farsa. A justificativa geral era a necessidade de um “lobby” pela indicação do Brasil. Só que o nosso país era candidato único.

Freitas faz uma bem sacada relação entre o grupo de políticos e os “bondes” cariocas feitos por assaltantes em que eles agem uns seguindo os outros, com o mesmo objetivo. Lula e os governadores são o bonde dos irresponsáveis.

O artigo vale como símbolo de uma indignação com a irresponsabilidade das lideranças políticas brasileiras, que não encaminham o país para uma ética do trabalho, do planejamento, da construção equilibrada de um caminho para sairmos desse atoleiro político e econômico. Nada. O encaminhamento é sempre para a festa, o desvio do trabalho e da seriedade.

Lula contagia as demais lideranças do País com seu despreparo e sua tendência para a vagabundagem, o devaneio, a conversa fiada e a demagogia. Viagens sem objetivo sério como essa para a Suiça também contaminam a administração pública, que no Brasil já não é um bom exemplo de operosidade. Além disso, nós pagamos o bonde dos maiorais.

O jornalista também alerta em seu artigo sobre a péssima jogada que é trazer a Copa para o Brasil. Os custos são altíssimos e a suposta contrapartida não compensa. Isso sem falar nos desvios de verbas que devem ocorrer na construção da infraestrutura para os jogos. Só como lembrança, nunca foi apresentado o custo final e verdadeiro do Pan.

“A Olimpíada de 2004 custou à Grécia US$ 12 bilhões”, conta o jornalista em seu artigo. Além de não se pagar com o turismo imediato e os patrocínios, não se cumpriu nenhuma das previsões de receita. Além disso, a Grécia ficou com a imensa estrutura de construções esportivas e equipamentos que não encontram uso, mas tem um alto custo de conservação.

Na foto acima, Lula ri de todos e todos riem de nós. Só de governadores, estão na foto Eduardo Campos, Pernambuco; Jaques Wagner, Bahia; Blairo Maggi, Mato Grosso; Sérgio Cabral, Rio; Aécio Neves, Minas Gerais; Ana Júlia, Pará; Roberto Arruda, Distrito Federal. José Serra não está nesta foto, mas estava lá na Suíça: também pegou carona no bonde dos irresponsáveis.

Vale a pena ler o artigo de Janio de Freitas. Para fazer isso, clique aqui.
..............
POR José Pires

Nenhum comentário: