segunda-feira, 29 de outubro de 2007

História cai no centro de uma luta ideológica

Júlio Lancelotti é conhecido pelo trabalho na Diocese de São Paulo principalmente junto aos que ele chama de “povo da rua”. Tem feito oposição aos tucanos em São Paulo. Encrencou bastante com projetos da prefeitura, primeiro com José Serra e depois com seu sucessor, Gilberto Kassab.

O padre manteve polêmicas duras com a gestão de Serra na prefeitura de São Paulo. Mas antes era um aliado bem próximo de Marta Suplicy, do PT, que tentou a reeleição para a prefeitura em 2006 e perdeu para Serra. O escândalo atinge bastante o PT. E ainda tem a pior das coincidências para a esquerda: um Mitsubishi Pajero, que Lancelotti disse ter comprado para o ex-interno em seu afã de trazê-lo para o caminho do bem.

Lancelotti é uma das figuras mais proeminentes da Teologia da Libertação e ativo militante pelos direitos humanos, sendo inclusive de um rigor até ideológico. O padre está sempre além do limite da dedicação religiosa aos pobres quando se trata de uma polêmica ou de um debate público. Bate bem forte.

Sua posição dentro da igreja e também a proximidade com o PT dão ao seu caso os contornos de uma disputa ideológica que já vem sendo travada desde antes do início do primeiro mandato de Lula e que promete pegar fogo.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: